EnglishEspañolPortuguês

CONSCIENTIZAÇÃO

Gisele Bündchen faz alerta sobre as consequências da poluição dos mares

15 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A ubermodel brasileira Gisele Bundchen chamou a atenção do público para a importância da preservação do meio ambiente e da proteção aos animais silvestres. Gisele destacou o tema após presenciar o naufrágio de uma tartaruga em uma praia próxima da sua casa.

Há alguns dias atrás, a modelo ajudou uma tartaruga que estava presa em uma rede de pesca, a voltar para o mar. “Fiquei muito feliz ao vê-la nadando para longe. Fiquei muito grata por estar lá para ajudá-la, mas existem tantos outros animais que infelizmente acabam morrendo em redes como esta. Podemos nos tornais mais conscientes de nossos caminhos como espécie e ajudar a proteger os animais, é uma escolha”, disse Bundchen.

Gisele compartilhou um vídeo com seus seguidores do Instagram, no qual ela conta detalhes do resgate. “De manhã cedinho, eu estava caminhando na praia e meu cachorro começou a latir para uma pilha na areia que parecia ser de lixo que veio com a maré alta. Quando cheguei mais perto, vi a tartaruga de cabeça para baixo com uma expressão de desespero e cansaço nos olhos, o corpo atado e emaranhado em uma rede de pesca”, relata.

Foto: Instagram | @gisele

“Imediatamente comecei a libertá-la da rede que a estava estrangulando, mas mesmo depois de desamarrá-la, vi que estava cansada demais para voltar ao oceano. Então a peguei e carreguei para a água. Incrível como a adrenalina pode nos tornar mais fortes”, comentou.

Infelizmente, a morte de animais marinhos, principalmente cetáceos e tartarugas, por emaranhamento em redes de pesca vem se tornando comum nos últimos anos. O documentário Seaspiracy, que se encontra na plataforma de streaming Netflix, expõe que as pescas em alto mar feitas com redes de arrasto, estão devastando o chão dos oceanos e condenando ecossistemas inteiros à extinção. É mostrado na película que o descarte irregular dessas redes, que chegam a ter quilômetros de extensão, prendem principalmente grandes mamíferos que morrem de inanição no fundo do mar.

O alerta da modelo internacional se junta a um grande número de personalidades e autoridades que advertem para os efeitos irreversíveis dos danos aos oceanos e a harmonia climática do planeta. Grandes desastres naturais consequentes da ação humana industrial, já estão acontecendo em todos os continentes.

Você viu?

Ir para o topo