EnglishEspañolPortuguês

Gavião ferido é resgatado por morador em Niterói (RJ)

12 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um gavião-carijó foi encontrado em um quintal do bairro Fonseca, em Niterói (RJ), no último domingo, dia 7. “Ele estava com um ferimento na asa”, conta o morador Paulo Coutinho, que levou a ave para a Fundação Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit). O local possui um espaço voltado à reabilitação de animais silvestres.

Gavião ferido foi encontrado em quintal no bairro Fonseca, em Niterói (Foto: Paulo Coutinho)
Gavião ferido foi encontrado em quintal no bairro Fonseca, em Niterói (Foto: Paulo Coutinho)

A fratura foi grave e não se pode confirmar o que a teria ocasionado. “Há uma série de possibilidades, mas o mais provável é que tenha sido uma predada ou algo do tipo”, afirma Thiago Muniz, veterinário do Zoo.

Até ser resgatado, o gavião perdeu muito sangue e nesta sexta-feira (12) ainda não conseguia se alimentar sozinho. Ele tem recebido soro por meio de uma sonda. “Bom com certeza ele irá ficar, mas já sabemos que será inviável sua devolução à natureza”, diz Muniz. A lesão faz com que o animal não tenha mais equilíbrio para voar e ele será mantido em cativeiro.

O gavião-carijó, Rupornis magnirostris, pode ser encontrado em todo o Brasil. Possui aproximadamente 36 centímetros e se alimenta de pequenos lagartos, cobras, pássaros e roedores.

Além de gaviões, a Fundação Zoonit já resgatou e reabilitou jacarés, tamanduás, pinguins, tartarugas-marinhas, cobras, gambás, quatis e corujas.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo