EnglishEspañolPortuguês

DIMINUIÇÃO DE HABITAT

Gato-maracajá morre após ser atropelado em estrada no Piauí

O animal faz parte de uma espécie que está em declínio populacional e rumava para um estabelecimento que vende bodes, provavelmente em busca de comida 

3 de março de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Por volta das cinco da manhã de ontem (02/03) um gato-maracajá foi atropelado e morreu em Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí. O animal da espécie conhecida na região como gato do mato estava próximo a um estabelecimento que vende bodes.

Pesando de oito a dez quilos, a onça foi encontrada agonizando na beira da estrada por um morador da região. “Eu não podia fazer nada. O felino estava gravemente ferido. Eu acho que o gato tentava atravessar a BR, para comer o bode da dona Lurdes, quando foi atropelado por um carro. Não sei se ela ia, ou vinha de algum lugar, só sei que o animal é raro e não ocorre com frequência em nossa região. Eu fiquei com muita pena, triste, pois essa espécie não se vê aqui na região”, desabafou o morador.

O gato-maracajá que é encontrado em quase todo o Brasil, principalmente nas áreas de Mata Atlântica e Amazônia. A espécie está em situação de declínio de população

A morte desse animal reforça a necessidade de mais medidas para proteger a fauna em regiões que possuem estradas. Além disso, os motoristas precisam de mais atenção ao passar por áreas de preservação ambiental.

Uma das soluções mais eficazes para prevenir a atropelamentos de fauna nas estradas é a instalação de cercas associadas a passagens de fauna. Essas passagens podem ser subterrâneas ou suspensas e é provado que elas funcionam com a maioria das espécies.

    Você viu?

    Ir para o topo