EnglishEspañolPortuguês

INTOXICAÇÃO

Gatinho pintado de rosa é salvo após seu tutor tentar limpá-lo com produtos de limpeza doméstica

8 de janeiro de 2024
Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Oregon Humane Society

Um filhote de gato com mais da metade do corpo pintado de rosa foi resgatado pela Oregon Humane Society (OHS) em dezembro passado. A associação de resgate norte-americana recebeu o bebê após uma investigação conjunta com a Polícia de Portland e o Centro de Recolha do Condado de Multnomah, que inicialmente acolheu o gatinho.

O caso estava sob investigação de maus-tratos, e o gato foi levado ao OHS para ser mantido como prova. A coloração rosa em seu pelo foi considerada uma coincidência não relacionada aos maus-tratos denunciados, conforme informou Laura Klink, porta-voz da OHS, à revista “People”.

Antes de ser resgatado, o filhote foi levado a um hospital veterinário pelo então tutor, que tentou limpá-lo com produtos de limpeza domésticos. O gato estava em estado de choque e não respondia aos estímulos dos veterinários. Segundo o tutor, ele tentou lavar o filhote após este apresentar sintomas de diarreia.

Atualmente, o felino está sob os cuidados da OHS e se recupera em uma família de acolhimento temporário experiente. Embora o pelo ainda permaneça rosa, Laura Klink explicou que é improvável que a coloração desapareça completamente, mas que com o tempo ficará mais clara e será substituída pela pelagem natural.

A história do filhote pintado de rosa relembra um caso anterior em que um filhote de gato nasceu com pelo verde em Hrodna, Bielorrússia, em outubro passado. O tutor, Sergei Viktorovich, chamou o gato de “milagre da natureza” e afirmou que o veterinário indicou que a coloração incomum poderia ser devido a uma falha genética relacionada com a pelagem, mas o gato estava completamente saudável.

Nunca se deve usar produtos de limpeza em animais, ou mesmo próximo a eles, devido à presença de substâncias químicas agressivas que causam danos à pele, pelos e saúde. Produtos de limpeza contêm ingredientes tóxicos, fragrâncias sintéticas e agentes irritantes que provocam reações alérgicas, irritações cutâneas e intoxicações, tanto em animais quanto em seres humanos. Optar por produtos de limpeza específicos para animais ou à base de ingredientes naturais é a melhor solução. Quando necessário, o tutor pode consultar um veterinário para orientações sobre produtos seguros e apropriados. Isso é fundamental para garantir o bem-estar e a saúde dos nossos companheiros de quatro patas.

    Você viu?

    Ir para o topo