EnglishEspañolPortuguês

BOA SAÚDE

Galinha de quase 21 anos quebra recorde e se torna a mais velha do mundo

Nascida em 2002, Peanut acaba de ser reconhecida pelo World Guinness Records como a ave da espécie mais velha ainda viva!

16 de abril de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Peanuts em 2015, quando já era uma galinha idosa — Foto: GWR/ Reprodução

Uma galinha chamada Peanut, que vive cercada de amor e muitos mimos, acaba de ser reconhecida como a mais velha galinha do mundo ainda viva. Nascida em 2002, ela completará 21 anos em maio deste ano.

Peanuts em 2002, quando era apenas um pintinho — Foto: GWR/ Reprodução

A galinha, que vive no estado de Michigan (EUA), recebe o título cerca de 20 anos após sua mãe biológica abandonar o ninho quando ela ainda estava no ovo. A tutora Marsi Darwin, uma bibliotecária aposentada, encontrou o ovo frio em seu galinheiro e achou que o filhote já estava morto, até que ouviu ele piar.

Quando o pintinho eclodiu, a mãe voltou a rejeitá-la, então Peanut viveu por dois anos na sala de jantar de Marsi, até que se mudou para o viveiro para ficar com as outras galinhas adultas.

A idade de Peanut foi comprovada por sua veterinária, Julia Parker, que conheceu Peanut em 2003. A expectativa de vida das galinhas varia, em média, de 5 a 10 anos. No entanto, a mais velha de todos os tempos, a americana Muffy (1989 – 2012), viveu até 23 anos e 152 dias.

Peanut em 2006, quando era uma galinha adulta — Foto: GWR/ Reprodução

Peanut pôs alguns ovos até os oito anos de vida, cerca de dois anos a mais do que a média, e hoje tem vários netos e bisnetos no quintal de Marsi. No entanto, por ser idosa, ela vive dentro de casa, principalmente em dias frios, e divide a caminha com sua filha, a galinha Millie, que já tem 15 anos.

Millie (à esquerda) e Peanut (à direita), descansando em sua cama, uma espécie de gaiola com um lado aberto. Foto tirada em 2022 — Foto: GWR/ Reprodução

Marsi contou ao Guinness World Record que mantém as galinhas com uma dieta saudável, para garantir sua longevidade. As refeições de Peanut, por exemplo, são enriquecidas com vitamina D. Ela também come muitas frutas e vegetais frescos, além de fazer bastante exercício.

A história de Peanuts mostra que, qualquer animal tratado com o respeito e o amor que merece, pode viver feliz e saudável e ainda devolver todo carinho ao seu cuidador. Não trate os animais como objetos sem valor, considere o veganismo.

Com informações de Vida de Bicho

Você viu?

Ir para o topo