EnglishEspañolPortuguês

MINAS GERAIS

'Frei Pedrinho': de batina, cão caramelo acompanha missas no altar de igreja

4 de outubro de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Redes Sociais

Os fiéis que participam das missas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Uberlândia, contam com a presença de um celebrante inusitado e muito fofo. O cachorro Pedrinho, adotado pelo Frei Joaquim Camilo Alves, acompanha o tutor no altar e até usa uma batina de padre franciscano.

Pedrinho foi adotado por Joaquim em 2020. O frei, que segue a linha franciscana, conta que o encontrou o cãozinho em um abrigo na cidade de Marília (SP), onde ele morava.

“Quando Pedrinho me viu, ele ficou doido e pulou nos meus braços, e não me largou mais. Naquele momento, ele me escolheu. Eu tinha perguntado para Deus o que era o amor, e Ele me mostrou através dessa criatura que chama um amor simples, um amor generoso”, disse.

O frei conta que, ainda na cidade paulista, o cachorro começou a participar das celebrações. Desde então, Pedrinho se tornou um companheiro inseparável de Joaquim, que se mudou para Uberlândia em janeiro de 2022.

Foto: Reprodução/TV Integração

“Certa vez eu levei ele na igreja para Jesus abençoar e ele entrou direitinho, ficou quieto. Ele não faz xixi nem cocô da igreja, ele respeita muito essa questão. E aí comecei a levar ele mais, e ele gostou. Ele sabe direitinho a hora da consagração e fica quieto na missa, participa…”, continuou o frei.

Segundo Joaquim, a presença de um cachorro no altar foi motivo de espanto e de admiração para a maioria das pessoas. Por outro lado, alguns fiéis não gostaram da novidade, e um deles chegou a mandar um bilhete para reclamar da situação.

“Eu não levo ele para a missa para desrespeitar. São Francisco nos ensina a ter um amor especial pela criação. É estranho isso de as pessoas perceberem o animal como se ele fosse impuro”.

“O animal é muito mais puro do que nós, e eu estou percebendo isso nessa convivência com o Pedrinho”, completou.

Foto: Reprodução/TV Integração

Mensagem

O sucesso do “cão-padre” foi tamanho que chegou até a televisão. Além da reportagem da TV Integração, que abre esta matéria, Joaquim e Pedrinho apareceram no programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, exibido no dia 16 de setembro na TV Globo.

Para o frei, a aparição na televisão não serviu só para tornar a história deles mais conhecida, mas, também, para jogar luz sobre a importância da adoção de animais.

“O animal ele ele tem que ser defendido. O ser humano é muito maldoso em judiar dessa criações, que são muito inocentes”, finalizou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo