EnglishEspañolPortuguês

ESPERANÇA

Fernando de Noronha, em Pernambuco, tem primeira caminhada de filhotes de tartarugas da temporada

22 de março de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O Projeto Tamar realizou, na quinta-feira (21), a primeira caminhada de filhotes de tartarugas-marinhas, na temporada 2023/2024, em Fernando de Noronha. O nascimento dos animais aconteceu na Praia do Sueste, que faz parte do Parque Nacional Marinho e tem poucas desovas: na temporada, apenas três ninhos foram encontrados no local.

“A faixa de areia é pequena. Por isso, temos poucas desovas nesse local. No Sueste, a maré sobe, e a tartaruga fica sem espaço. A realização dessa atividade é bem importante por ser nessa área. É uma ação de educação ambiental e sensibilização”, explicou a coordenadora do Tamar, Rafaely Ventura.

A pesquisadora afirmou que os filhotes nasceram na manhã da quinta-feira (21) de forma espontânea. Ao todo, 15 tartarugas que não conseguiram chegar ao mar foram protegidas para a realização da caminhada.

A espécie que desova em Noronha é a Chelonia mydas, conhecida popularmente como tartaruga-verde. A fêmea coloca, em média, 120 ovos, que levam entre 45 e 60 dias para eclodir.

Até quinta-feira (21), o Tamar contabilizou 90 ninhos em Fernando de Noronha. Os pesquisadores estimaram que cerca de 300 pessoas, entre moradores e turistas, acompanharam o nascimento dos filhotes.

Conscientização

A comerciante Juliana Câmara, que mora na ilha, já viu a abertura de ninho diversas vezes e levou as filhas para acompanhar pela primeira vez. “Eu trouxe minhas filhas para que elas tenham contato com a natureza. É muito importante despertar a consciência ambiental desde cedo”, contou.

A funcionária pública Edleuza Santos também mora em Noronha e levou a neta para ver a caminhada dos filhotes. “É um momento muito bonito. Já vi várias vezes, é maravilhoso. Eu trouxe minha neta para ela acompanhar a atividade e viver Noronha”, declarou.

A neta dela aproveitou a programação ambiental. “Gostei muito. Foi a segunda vez que eu vi o nascimento, é muito legal”, disse Cecília, que tem 10 anos.

A turista Laís Aquino, de Aracaju, é servidora pública e também presenciou o nascimento das tartarugas. “Achei lindo, principalmente pela presença das crianças. É uma ação de educação ambiental que gera o sentimento de preservação do meio ambiente. Eu fiquei encantada”, afirmou.

A professora Mércia Ferreira, turista de São Paulo, acompanhou a caminhada dos filhotes pela primeira vez. “Foi uma experiência maravilhosa, inesquecível. Vai ficar guardada para sempre na memória”, contou.

A temporada de reprodução das tartarugas marinhas começou em novembro de 2023 , quando foi encontrado o primeiro ninho, e deve seguir até junho deste ano, com o nascimento de mais filhotes.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo