EnglishEspañolPortuguês

Feira incentiva adoção de cães e gatos em Lafaiete (MG)

8 de maio de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Amenizar o sofrimento de inocentes vidas, que assim como nós, humanos, sofrem, sentem frio, medo, saudade, fome e, principalmente, precisam de um lar com muito amor. Essa é a missão da Associação Lafaietense de Proteção aos Animais (Alpa). Uma organização não governamental, fundada em 1999, sem fins lucrativos e que se mantém por meio de doações promovendo feiras de adoção, resgates de animais machucados, prenhes e abandonados.
Segundo a presidente da Alpa, Maria Lúcia de Almeida Barbosa, mais conhecida como Lucinha, a feira de adoção de cães e gatos, é realizada aos sábados, das 10h às 13h, na praça da Rodoviária. Os animais vão para feira já vacinados, exceto quando são muito novos. É necessário que o interessado em adotar seja maior, apresente documento de identidade e comprovante de residência, além disso, ele assina um Termo de Compromisso. “Com as adoções mantemos um vínculo com essas famílias, orientando e acompanhando sua criação para que o animal tenha sempre a assistência necessária. Mantemos parceria com clínicas veterinárias da cidade e isso dá muitas vantagens e descontos aos adotantes”, explica a presidente, ressaltando que no momento, precisamos de ajuda com o transporte para levar os animais até a feira e de voluntários que ofereçam lar temporário.
A associação permaneceu inativa por muitos anos e, em 2012, sob nova direção, e com novos membros e voluntários, retomou suas atividades. “Temos uma parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Lafaiete, onde organizamos mutirões de limpeza, banhos nos feriados e finais de semana. Arrecadamos doações de ração, medicamentos, camas, coleiras, caixas de transporte e contribuições em dinheiro. Agora, com a aproximação do inverno, precisamos também de doação de cobertor”, destaca Lucinha que incentiva, também, a adoção de animais adultos ou deficientes. “As pessoas não sabem como é vantajoso, não tem aquele choro do filhote, não dão trabalho”, comenta.
Vale lembrar que abandonar ou maltratar animais é crime, com pena de três meses a um ano de detenção e multa de acordo com a Lei 9605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. “Denunciem os donos irresponsáveis. Não compre animais, não financie o comércio de vidas, adote. Acreditamos que nosso trabalho a favor dos animais domésticos é parte integrante da defesa da natureza e do meio ambiente cujo maior beneficiário é o próprio homem, que conviverá em um ambiente mais equilibrado e sadio”, finaliza.
Serviço
Adoção: procure o CCZ de Lafaiete e as feirinhas de adoção da ALPA, todos os sábados, na praça da Rodoviária das 10h às 13h, portando documento de identidade e comprovante de residência.
Doações: Caixa Econômica Federal – Agência: 0127 – Operação: 013 – Conta Poupança: 146659-6. A associação também recebe doação de jornais, papelões, cobertores, ração e todo material que possa ser útil. Essas doações podem ser entregues no CCZ, nas feirinhas de adoção ou a qualquer membro da Alpa. Contato pelo telefone 9613-3087 ou pelo email [email protected]
Fonte: Jornal Correio da Cidade

Você viu?

Ir para o topo