A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Seção de Defesa e Proteção Animal, realizou mais uma Feira de Adoção em Pinhais. A ação, realizada em frente ao Bosque Municipal, reuniu dezenas de visitantes e possibilitou a adoção de oito animais. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para o problema do abandono de animais, incentivar a adoção e disseminar princípios referentes à guarda responsável.
De acordo com a veterinária, Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal (Sedea), estes eventos são fundamentais, pois possibilitam a adoção de maneira responsável. “É uma satisfação poder ajudar as pessoas que precisam doar animaizinhos, na maioria das vezes recolhidos por maus tratos, e as feiras são o canal que utilizamos para isso”, ressalta.
A iniciativa é realizada periodicamente no município, e as pessoas interessadas em adotar devem apresentar RG e CPF. Além disso, será assinado um termo de compromisso e os novos tutores receberão todas as orientações quanto aos cuidados com o novo membro da família.
A organização lembra que é de responsabilidade dos doadores, que os animais estejam devidamente vacinados, vermifugados e, os que possuam mais de seis meses de vida, castrados. A comprovação de tais procedimentos deve ser apresentada por meio de documento no dia da feira.
Crime ambiental
Abandonar um animal é crime ambiental conforme as seguintes legislações: Lei Municipal 1356/2012, Lei Municipal 1374/2012 e a Lei Federal 9605/1998. O infrator pode ser penalizado com o pagamento de multa em dinheiro. Por isso, é importante que a população esteja atenta e denuncie na Secretaria de Meio Ambiente esse tipo de atitude.
Serviço
Para mais informações ligue para a Seção de Defesa e Proteção Animal, telefone (41) 3912-5705.