Dezenas de animais foram encontradas mortos em uma fazenda de Mineiros, no sudoeste de Goiás. Segundo o delegado estadual do Meio Ambiente, Luziano Carvalho, os animais morreram de fome. A denúncia recebida pela polícia é de que, desde agosto, mais de cem vacas e bois são vítimas da falta de alimento. A estimativa é de que outros dois mil animais ainda corram risco de morrer pelo mesmo motivo.
Mesmo acostumado a esse tipo de situação, a cena encontrada na fazenda chocou o delegado. “Cheguei a ver um bezerro recém-nascido morto, provavelmente ao lado da mãe”.
De acordo com o delegado, o proprietário da fazenda de 5 mil hectares ainda não foi encontrado. O tutor será indiciado por maus-tratos, podendo ser multado em R$ 3 mil por cada animal morto e sentenciado a pena de até quatro anos de detenção.
Para Luziano Carvalho, a estiagem não justifica a morte dos animais. “Normalmente, essa é a alegação do tutor, que a culpa é de São Pedro. Mas nós temos o período chuvoso e o período de seca em Goiás. Dá muito bem para fazer planejamento. Isso é obrigação. Os animais que morrem de fome, morrem por maus-tratos”.
Fonte: G1