EnglishEspañolPortuguês

Estudo indica benefícios na interação entre crianças e animais

11 de outubro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+
Criança com seu cachorro e gato (Foto: Thinkstock )
Criança com seu cachorro e gato (Foto: Thinkstock )

Ter um animal doméstico na infância pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Esta amizade pode aprimorar o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social. Crianças que convivem com animais em casa têm maior facilidade de desenvolver aspectos como a autoestima e um senso de responsabilidade.

Assumir responsabilidades nos cuidados diários do animal, por exemplo, ajuda a construir a autoconfiança. Pequenos afazeres, sempre acompanhados e sob a supervisão de um adulto, vão ensinando sobre responsabilidade e afeto.

Dependendo da idade, as crianças podem ter um interesse maior em uma espécie e uma raça específica. Ao incentivar a criança a ler sobre o seu animal favorito ou participar das aulas de obediência com um dos pais e o animal doméstico podem ajudar no desenvolvimento cognitivo e no desejo de aprender.

Levá-la junto a uma consulta com o veterinário lhe dará a chance de fazer perguntas sobre o cuidado adequado e a saúde do seu animal.

Os benefícios físicos são amplos uma vez que tanto o animal quanto a criança estimularão um ao outro na prática e na rotina de atividade física e consequente desenvolvimento de habilidades motoras, afastando o temido fantasma do sedentarismo.

No campo social, os animais podem ser maravilhosos facilitadores sociais. As crianças são mais propensas a se aproximar e interagir com outra criança que está com um animalzinho. Além disso, os animais nos aceitam como somos e esta é mais uma das inúmeras vantagens desta convivência.

Mas antes de adotar um animal, a família deve avaliar não somente as preferências da criança, mas também a rotina e as possibilidades da família para que o ato seja realmente o melhor para todos.

Os animais não são brinquedos, são vidas que merecem respeito, cuidados e atenção por toda a vida. Por isso, não aja por impulso e junto com seu filho pesquise bastante e reflita antes de tomar sua decisão.

Diversos abrigos promovem feiras de adoção de cães e gatos e precisam constantemente de ajuda, trabalho voluntário e doações para continuarem cuidando de animais abandonados. Se a vontade de sua família for ter um animal de raça, existem inúmeras opções boas para crianças também. Seja qual for a sua escolha, desfrute ao máximo de todos os benefícios que este novo membro da família pode proporcionar a vocês e retribua da melhor maneira.

Fonte: Época

Você viu?

Ir para o topo