EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 240 filhotes de macacos foram vendidos de Israel para laboratório dos EUA

17 de fevereiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Pela primeira vez desde que foi criada em 1991, a fazenda Mazor, instalada em Moshav Mazor, em Israel, começou a vender e exportar filhotes de macacos para os Estados Unidos. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e revelam que 240 filhotes de macacos foram vendidos e enviados para os Estados Unidos em 2009. Os filhotes de macacos foram adquiridos pelo laboratório de ensaios de toxicidade em Los Angeles.


Macacos são vendidos para laboratórios nos EUA. (Imagem: InVitro)


Depois de vender e exportar centenas de filhotes de macacos a laboratórios europeus durante os últimos 18 anos, em 2009 a fazenda Mazor também começou a vender e exportar os animais para um laboratório nos Estados Unidos. Cerca de 120 filhotes de macacos foram enviados para lá no dia 25/5/2009, e mais cerca de 120 foram enviados em 1/10/2009.

Estes 240 filhotes somam-se a centenas de filhotes de macacos que foram brutalmente separados de suas mães e enviados para laboratórios europeus no ano passado. Ainda não existem dados exatos sobre o número de animais exportados para a Europa.

Os 240 filhotes de macacos foram acondicionados em pequenas caixas de madeira e submetidos a uma viagem cansativa, que durou pelo menos 30 horas, sem água ou comida, em um ambiente barulhento e sufocante, e expostos a grandes temores.

Os filhotes que sobreviveram a esta terrível viagem foram descarregados em um laboratório comercial em Los Angeles. O laboratório realiza testes de toxicidade para qualquer empresa que contrate esses serviços. Durante estes testes, os animais são alimentados à força com produtos químicos – pela garganta, nariz, genitais ou de maneira intravenosa – e são submetidos diariamente a exames invasivos, até morrerem, depois de um longo período de tortura e sofrimento, como resultado dos produtos tóxicos colocados em seus corpos.

 


Macaco submetido a experimentos. (Imagem: InVitro)


Os dados do Departamento de Agricultura americano também revelam que os filhotes de macacos da fazenda Mazor nascem dos macacos que foram capturados na natureza. Desde 1991, os macacos são capturados nas Ilhas Maurício, e seus filhotes são vendidos para laboratórios. Atualmente a fazenda possui mais de mil macacos trancados em jaulas.

Algumas dezenas de filhotes de macacos são vendidos anualmente aos laboratórios de experimento em Israel (a Universidade Hebraica, o Instituto Weizman, a Universidade Bar Ilan e o Instituto Biológico de Nes Ziona), e centenas deles são vendidos para laboratórios no exterior. A maioria das experiências feitas em Israel consiste em pesquisas do cérebro dos animais, como as feitas no Instituto Weizman. A maioria dos experimentos no exterior abrange o campo de testes de toxicidade, tais como as feitas no laboratório alemão Covance.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre a fazenda Mazor, em Israel

Assine a petição pedindo o fechamento da fazenda Mazor clicando aqui.

Você também pode enviar um e-mail para o Ministro da Proteção Ambiental de Israel, Gilad Ardan: [email protected]

Com informações de InVitro


Você viu?

Ir para o topo