EnglishEspañolPortuguês

FENÔMENO DA NATUREZA

Em fenômeno raro, céu de estados nos EUA fica verde durante tempestades

Especialistas afirmam que o derecho que atingiu os EUA foi progressivo, o que significa que ele percorreu um limite de temperatura

15 de julho de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Céu ficou verde em alguns estados norte-americanos (Foto: Reprodução/Twitter/@jkarmill)

Moradores dos estados norte-americanos de Dakota do Sul, Iowa, Nebraska, Minnesota e Illinois foram surpreendidos ao verem o céu com uma coloração verde na terça-feira (5). O fenômeno atmosférico raro é conhecido como derecho e ocorre durante tempestades.

Segundo o jornal The Washington Post, os ventos chegaram a cerca de 146 km/h na cidade de Agar, 154 km/h em Huron e a 159 km/h em Miner, na Dakota do Sul. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos recebeu relatos de janelas quebradas, um galpão de máquinas e caixas de grãos destruídas. Linhas de energia e árvores foram derrubadas, algumas caindo em casas e veículo00s, e dezenas de milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica.

De acordo com a Revista Arco, os derechos são extensas massas de ventos associadas a tempestades que se movem rapidamente e por uma longa extensão territorial de mais de 400 km a cada hora. O nome do intenso vendaval, que pode durar por horas, vem da palavra espanhola que significa “direta” e é usado para se referir aos ventos fortes que se movem em linha reta.

O derecho é um fenômeno atmosférico que se manifesta em tempestades (Foto: Reprodução/Twitter/@aresel_)

Diferente dos tornados, o derecho não é composto por ventos “torcidos”, ou seja, não gira em torno de si. Mas esses complexos tempestivos podem viajar centenas de quilômetros e cobrir vários estados com o impacto de um tornado de 160 km de largura, por exemplo.

Centenas de pessoas compartilharam imagens das tempestades com o céu verde nas redes sociais. Gotas de chuva e granizo espalharam todos os comprimentos de onda menos os azuis, permitindo que principalmente a luz azul penetrasse em nuvens.

“Partículas de água/gelo em tempestades com profundidade e conteúdo de água substanciais dispersam principalmente a luz azul”, explicou Cory Martin, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

Fenômeno atmosférico deixou céu verde durante tempestades (Foto: Reprodução/Twitter/@jkarmill)

No fim da tarde, quando chegou o vermelho/amarelado do Sol poente, a luz amarela combinou com a azul, produzindo a ilusão verde. “É preciso uma quantidade enorme de conteúdo de água dentro da nuvem para atingir essa cor, o que geralmente significa uma quantidade substancial de gelo tem que estar presente”, escreveu Martin.

Derecho se manifesta em estrada na Dakota do Sul (EUA) (Foto: John Traczyk/Facebook/Reprodução)

Especialistas afirmam que o derecho que atingiu os EUA foi progressivo, o que significa que ele percorreu um limite de temperatura. Uma cúpula de calor foi ancorada sobre o Vale do Mississippi, sendo rodeada por trovoadas.

Mais tempestades fortes foram previstas para ocorrerem acima de outra cúpula ao longo de um corredor do norte das Montanhas Rochosas nos próximos dias.

Fotos do céu verde em em Sioux Falls, na Dakota do Sul (EUA)  Reprodução/@cory_martin/Twitter)

Fonte: Revista Galileu

Você viu?

Ir para o topo