EnglishEspañolPortuguês

EM BUSCA DA LIBERDADE

Elefanta é flagrada caminhando pelas ruas após fugir de circo

De acordo com grupos em defesa dos direitos animais, não é a primeira vez que ela foge

17 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Brittany McGinnis via Storyful

Vídeos gravados em Montana, nos Estados Unidos, flagraram uma elefanta chamada Viola após escapar do Jordan World Circus na terça-feira (16/04). Ela foi enviada para a companhia pelo Carson & Barnes Circus, que já foi citado por mais de 100 violações da Lei de Bem-Estar Animal federal.

Em imagens capturadas por vários veículos de mídia, a elefanta de 58 anos de idade podia ser vista atravessando o tráfego no meio de uma estrada movimentada, correndo perigo.

Em resposta ao acidente, grupos em defesa dos direitos animais apresentaram uma queixa urgente às autoridades federais sobre a falha do circo em proteger Viola e o público. A tentativa desesperada desta elefanta de fugir de seu tratador armado mostrou o quanto os animais sofrem nos circos.

A Performing Animal Welfare Society (PAWS) condenou o incidente com um comunicado. “Elefantes em circos são treinados violentamente, forçados a realizar truques que são prejudiciais à sua saúde e acorrentados por horas a fio”, disseram eles no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Fontes disseram que Viola escapou do circo pelo menos outras duas oportunidades, em 2010 e 2014.

Sua mais recente tentativa de fuga aconteceu após décadas sendo forçada a realizar truques exaustivos e dolorosos e ser abusada de outras formas nas mãos do Carson & Barnes. Os trabalhadores do circo foram anteriormente flagrados em vídeo usando choques elétricos em elefantes e batendo neles com uma arma pontiaguda de aço chamada de bullhook.

Em 2021, uma investigação da PETA revelou que Viola estava sendo forçada a se apresentar diariamente apesar de sofrer de pés cronicamente inchados e sinais de outras doenças afetando suas patas traseiras.

    Você viu?

    Ir para o topo