EnglishEspañolPortuguês

VIDA NOVA

Duas lobas são levadas da Ucrânia para a Grécia em meio a guerra

Ambas foram resgatadas de cativeiros e viviam em um centro de resgate ucraniano

22 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem de Dora em seu novo lar; Foto: Darina Matasova | White Rock Bear Shelter | SAVE WILD

A IFAW apoiou a evacuação de duas lobas do Wild Animal Rescue na Ucrânia. Elas foram enviadas para Arcturos, um centro ambiental e santuário de animais na Grécia. Dora e Venera, as duas lobas, foram criadas em cativeiro, mas os criadores deixaram elas para trás por conta da guerra.

Na região de Zhytomyr, Dora foi deixada sozinha em uma gaiola depois que os criadores fugiram do país devido à guerra. Por um tempo, os moradores a alimentavam esporadicamente, uma vez a cada três dias mais ou menos. A evacuação foi arriscada devido à abundância de minas na área, mas a gerente do Wild Animal Rescue, Natalia Popova, eventualmente conseguiu resgatá-la. Após exame, foi descoberto que Dora tinha raquitismo nas patas traseiras.

Venera foi encontrada na região de Kyiv. Provavelmente, foi adotada quando filhote por proprietários que a confundiram com um cachorro doméstico. No entanto, à medida que crescia e começava a se comportar como a loba selvagem que é, os proprietários desistiram de cuidar dela.

Depois de serem transportadas pelo Wild Animal Rescue de Kyiv até a fronteira entre Polônia e Ucrânia, a M&M Zoo Service levou as lobas para seu novo lar, na Grécia. Após a chegada, elas foram colocadas em recintos separados, para que a equipe da Arcturos possa monitorar seu comportamento enquanto estão sozinhas.

Dora e Venera em breve se juntarão a uma matilha lobos ou estabelecerão uma nova matilha na área de Agrapidies do santuário, uma grande floresta natural de carvalhos com 70 mil metros quadrados, posicionada a uma altitude de 650 metros, que se assemelha ao seu habitat natural. Isso fornecerá para as duas um refúgio tranquilo longe da zona de guerra.

    Você viu?

    Ir para o topo