EnglishEspañolPortuguês

LIVRE DE CRUELDADE

Dieta vegetariana estrita melhora saúde cardiovascular, diz estudo

3 de maio de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

O veganismo é um hábito alimentar que desperta curiosidade de muitas pessoas. Basicamente, trata-se de excluir o consumo de alimentos de origem animal e traz inúmeros benefícios para saúde. Nesse sentido, o estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association diz que a dieta vegana melhora saúde cardiovascular.

Saiba como que a dieta vegana melhora saúde cardiovascular
Essa pesquisa selecionou 22 pares de gêmeos idênticos. O que totalizou 44 participantes saudáveis, sem doenças cardiovasculares. Além disso, cada par de gêmeos se dividiu em dois grupos: um que deveria cumprir com a dieta vegana e outro designado para dieta onívora.

A dieta onívora composta por frango, peixe, ovos, queijos e outros derivados do leite. Enquanto que dieta vegana era completamente à base de plantas e de outros produtos de origem animal.

Nas quatro primeiras semanas desse experimento, os participantes receberam refeições em casa e nas quatro seguintes preparam sua própria comida com suporte de um nutricionista.

Assim, nesse tempo os gêmeos foram entrevistados sobre sua alimentação, submetidos a exames de sangue e verificação do peso no início, metade e no fim do estudo.

Os pesquisadores observaram na sequência a redução nos níveis médios de colesterol LDL (Lipoproteína de baixa densidade) no grupo vegano. Que foi de 110.7 mg/dL para 95.5 contra 118.5 mg/dL para 116.1 entre os onívoros.

O estudo também citou que é viável preparar e consumir alimentação saudável à base de plantas para melhorar a saúde em curto período de tempo. Haja visto que 21 dos 22 participantes para a dieta vegana realizaram o estudo e as mudanças bruscas foram sentidas nas primeiras quatro semanas.

A palavra da especialista

“Diversos estudos já demonstraram, que a redução do consumo de carne pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, pois tende a contribuir com a melhora de uma série de marcadores associados a uma saúde cardiovascular ruim, como altos níveis do LDL, resistência insulínica e obesidade”, concluiu a Dra. Marcella Garcez.

Fonte: Terra

    Você viu?

    Ir para o topo