EnglishEspañolPortuguês

EXEMPLO

Diadema (SP) inaugura seus primeiros "PET Parks" como iniciativa de melhorar a qualidade de vida dos animais e seus tutores

21 de agosto de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Divulgação

Para alegria e bem-estar do Billy e das cadelinhas Amora, Nina, Pituca e demais animais, a Prefeitura de Diadema (SP) inaugurou dois “PET Park”, um deles no Centro e outro no Jardim Amuhadi, que fica no bairro Inamar. Até o final do ano serão entregues mais três espaços desses.

O plano de ação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema é implantar “PET Park” na Praça da Moça, no Parque do Paço e no Parque Ecológico do Eldorado. A medida tem objetivo direto com a proteção e saúde animal, mas também de investir em melhorias de praças e áreas verdes.

A entrega oficial do “PET Park” da praça Vereador Juarez Rios de Vasconcelos, mais conhecida como a “Praça das Quadras”, na região central, aconteceu à noite, no dia 18 de agosto. Já o espaço do Jardim Amuhadi foi inaugurado no sábado (13), oportunidade na qual os moradores ganharam a implantação da “Rua da Gente” naquela comunidade.

“Essa nossa iniciativa de construir “PET Park” está em sintonia com a legislação municipal de defesa, preservação, proteção, bem-estar e qualidade de vida animal, e visa deixar a cidade cada vez melhor para as pessoas e os animais”, destacou o prefeito, José de Filippi Júnior, cuja família acolheu e adotou das ruas a cadela Pituca.

O novo “PET Park” foi aprovado por quem tem cães, como as irmãs Laís e Yasmin Rosa, que moram perto da “Praça das Quadras”. Para elas, isso já era bem necessário, haja vista que precisavam sair da cidade para fazer esse tipo de passeio com suas cadelinhas Amora e a Nina. “Adoramos esse espaço. Achamos muito lindo e vamos todos ajudar a cuidar. Gostamos mais ainda de saber que a Prefeitura vai levar essa novidade para outros bairros distantes do centro”, disseram elas.

Foto: Divulgação

Além do espaço exclusivo dos cães, a “Praça das Quadras” também ganhou benfeitorias como a reforma de playground e dos equipamentos de ginástica, pintura, paisagismo e iluminação. Para tanto, a Prefeitura mobilizou equipes de secretarias diversas: Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Obras, Mobilidade e Transportes, Esporte e Lazer, entre outras.

Cercado e com piso de grama natural, o “PET Park” possui alguns equipamentos próprios para divertir, exercitar e educar os cães. Com isso, os animais praticam atividades físicas, ganhando agilidade, saúde e qualidade de vida.

Com apresentação de cantores e instrumentistas da Casa da Música de Diadema, a entrega do “PET Park” da “Praça das Quadras” contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores, conselheiros do CONPBEA (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal) e moradores.

Investir em áreas verdes

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a revitalização das áreas verdes com criação de “PET Park” é parte integrante do conceito “bem viver” em consonância com o Programa Jogue Limpo com Diadema. Isso contempla ações de zeladoria urbana com limpeza diária e permanente, roçada, transformação e manutenção da identidade visual da cidade, proporcionando espaços de lazer e possibilidades recreativas aos moradores e visitantes.

“O conceito de ocupação dos espaços públicos, inclusive para tutores de animais, está inserido no nosso cronograma de revitalização de praças e parques de Diadema”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, que também preside o CONPBEA.

Fonte: Prefeitura de Diadema

Você viu?

Ir para o topo