EnglishEspañolPortuguês

TRAGÉDIA EM PERNAMBUCO

Desorientado após tempestade, jacaré vaga em busca de abrigo em Olinda (PE)

4 de junho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O morador de uma rua no bairro de Peixinhos, em Olinda (PE), registrou o momento no qual um jacaré caminha pelo local pouco antes de pular em um canal. As imagens foram feitas na manhã de hoje, após uma madrugada de fortes chuvas.

Luiz Fernando Marques Felipe, responsável pela gravação do vídeo, contou que estava em casa, na rua Poeta José Avelino Filho, quando a avó dele chamou por ele do lado de fora do imóvel contando que viu o jacaré.

“Eram umas seis e quarenta da manhã quando minha avó mostrou o animal na rua. Fui gravar pois não tinha ninguém. Ela estava tão assustada que não queria deixar eu ir gravar, porque o animal é muito grande”, contou.

O rapaz chega a chamar alguns vizinhos enquanto grava a aparição do animal. O jacaré caminha por alguns segundos e pula em um corpo d’água.

Segundo Luiz Fernando, nos últimos dois anos a aparição de animais da espécie começou a ocorrer na região, que fica próxima ao rio Beberibe, principalmente em períodos de chuva.

No momento da aparição do animal, na manhã de hoje, partes do bairro de Peixinhos estavam alagadas por causa das fortes chuvas que atingiram o Grande Recife na madrugada.

Algumas horas após o registro do vídeo, o jacaré apareceu novamente na rua. Ele foi capturado por moradores, que acionaram a polícia.

Segundo a Prefeitura de Olinda, nenhum chamado foi feito para recolhimento do animal silvestre pelo serviço da Guarda Municipal. “A Secretaria de Segurança Cidadão esclarece, ainda, que populares não devem tentar capturar animais silvestres, muito menos maltratá-los”, informou o órgão.

A PM, por sua vez, informou que militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) foram até o local para resgatar o animal, que tinha um ferimento no dorso superior.

Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres Tangará (Cetas-Tangará), no Recife, onde deve receber tratamento antes de ser devolvido à natureza.

Chuvas

Ao todo, 128 pessoas morreram por causa das fortes chuvas que atingem o Grande Recife e a zona da Mata de Pernambuco desde a quarta-feira (25). Ao todo, de acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, há 9.609 pessoas desabrigadas e 34 municípios em estado de emergência.

Segundo a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), as primeiras horas de hoje tiveram acúmulo de até 60 milímetros de chuvas no Recife, assim como em partes da Região Metropolitana. Pelo menos dois deslizamentos foram confirmados hoje: um no bairro de Jardim São Paulo e outro no Córrego da Areia, ambos no Recife. Segundo a Defesa Civil, não há vítimas nestas ocorrências.

Fonte: UOL

    Você viu?

    Ir para o topo