EnglishEspañolPortuguês

Descarga em rio leva centenas de peixes à morte

9 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Greensavers
Foto: Greensaver

O rio Este, em Braga, sofreu, ontem, uma nova descarga, levando à morte centenas de peixes.
De acordo com a Rádio Universidade do Minho (RUM), apesar de a situação ter sido denunciada à Câmara Municipal de Braga, até ao “final do dia de ontem as autoridades competentes ainda não conheciam a origem da descarga”.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, em declarações à RUM, lamentou o sucedido, explicando que a autarquia “solicitou, de imediato, o apoio da GNR e também o apoio da Agere, entidade que tem os meios para poder detetar a origem desta descarga”. Contudo, continuou, o problema destas descargas é serem “sempre em zonas densamente habitadas, com muitas empresas e serviços”.
O responsável do pelouro do Ambiente do município bracarense reconhece que a autarquia tem empenhado esforços na promoção da defesa do rio Este e que esta é mais uma situação que prejudica o trabalho que se tem procurado fazer no terreno.
“Tem sido uma luta constante ao longo do último ano e meio no sentido de valorizar o rio Este, no sentido de promover o aumento da sua fauna e da sua flora. Neste caso concreto, o enriquecimento é notório porque há muitos peixes no rio Este em zonas onde não apareciam”, afirmou Altino Bessa.
Relembra que, no ano passado, o município deu início à monitorização da qualidade da água em dez pontos diferentes “para tentar perceber quais são os locais onde a poluição se faz sentir mais na água”, sendo que os dados têm sido enviados para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA).
O projeto “Rios”, lembra ainda Altino Bessa, já se encontra em execução e desafia os bracarenses a “adotarem 500 metros de rio para que o espaço esteja limpo”. O responsável fala numa “rede de guarda-rios” que no entanto acaba por sair debilitada com situações como a que se repetiu, ontem, no rio Este.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Gazeta do Rossio

Você viu?

Ir para o topo