EnglishEspañolPortuguês

ESPECIAL

Dálmata com nanismo dá exemplo de superação e enfrenta obstáculos com alegria e o apoio das tutoras

6 de janeiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução | TikTok

Um cão com uma condição genética rara que o impede de crescer até o tamanho normal está derretendo corações online. Em um vídeo no TikTok com mais de 10 milhões de visualizações e 2 milhões de curtidas, Dino, o dálmata de 6 anos, chamou a atenção por sua baixa estatura.

Dino mora com as tutoras Christine e Danyelle em Hamburgo, Alemanha. Ele tem condrodisplasia , uma anormalidade que aparece nas radiografias como manchas próximas às extremidades dos ossos e na cartilagem.

Caracterizado por nanismo e proporções corporais anormais, isso significa que o dálmata fica muito menor do que o tamanho normal da raça.

“Percebemos por volta dos 4 meses que havia algo de especial no Dino”, disse a tutora Christine à Newsweek: “Ele não cresceu até o tamanho normal de um dálmata como pensávamos”.

Foi por meio de testes genéticos que elas descobriram que Dino tinha condrodisplasia.

Online, os usuários do TikTok foram rápidos em sugerir que Dino era, na verdade, uma mistura de raças “Essa é uma mistura de dálmata e dachshund, com certeza”, disse uma resposta, enquanto outro concordou e disse: “Parece uma mistura de dálmata e dachshund”.

Mas Dino é um dálmata de raça pura e seu nanismo não o atrasa. “Ele não é afetado por seu nanismo”, disse Christine. “Ele obtém vitaminas e suplementos para as articulações. Seu único problema é que ele não consegue ver a comida na mesa como um dálmata mais alto faria”.

@dino.and.ruby Smol 🤏🏻 #dalmatian #dwarfism #dog #fyp #thisiswhatitlooklike #shorty ♬ this is what it look like – lucas

A condrodisplasia em cães é herdada como uma condição autossômica recessiva. Isso significa que o cão deve herdar cópias do gene anormal da mãe e do pai. Cães com apenas uma cópia do gene não apresentam sinais da doença, mas podem passar o gene para a prole.

Dino e sua irmã canina Ruby têm mais de 250 mil seguidores no TikTok, onde seus tutores compartilham atualizações frequentes das travessuras da dupla.

Os fãs dos vídeos costumam compartilhar suas reações nos comentários. Respondendo a um vídeo de Dino, um TikToker escreveu: “Omg, eu quero um”, enquanto outro disse: “Tão precioso”.

Outro espectador disse “cachorro bombeiro! Ele é tão fofo”, e a tutora Christine brincou que ele tinha “o tamanho perfeito para rastejar sob a fumaça”.

Fonte: Canal do Pet

    Você viu?

    Ir para o topo