EnglishEspañolPortuguês

Cristais Paulista (SP) pode ganhar Conselho de Defesa Animal

20 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Várias melhorias estão sendo estudadas e já devem ser implantadas em Cristais Paulista (SP) para garantir a proteção dos animais abandonados no município.

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores reuniu por quase duas horas autoridades, comunidade e especialistas que debateram problemas e soluções envolvendo o controle de cães e gatos e os modos de proteção e mobilização da sociedade.

Durante o encontro vários assuntos como a castração, a construção de um canil, a criação de um Conselho Municipal, sistemas de adoção, monitoramento e aplicação de leis mais severas foram debatidos.

Algumas soluções pré-estabelecidas na reunião devem ser colocadas em prática já nos próximos dias. Segundo a Prefeitura, deve ser aumentado o número de castrações e uma divulgação mais abrangente das campanhas na cidade, inclusive de conscientização da população sobre a causa.

Palestras nas escolas e panfletos informativos e outros meios de comunicação devem fazer parte da campanha. Deve haver, ainda, uma revisão e criação de novas leis voltadas ao tema, além da criação de um Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal.

Para o prefeito Miguel Marques (PSDB) a participação popular é válida e a ideia da audiência pública surgiu após uma manifestação feita por munícipes nas redes sociais e levada à Prefeitura. “É importante trabalhar em conjunto com a população. O poder público sozinho não resolve esse tipo de problema, mas impulsiona com ferramentas a mudança, que depende de cada um de nós”, disse o prefeito.

Apesar de grande parte dos assuntos ser voltado à população canina, o objetivo da mobilização é a proteção de todos os animais. Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Francisco da Silva, essa foi uma primeira conversa sobre o que a Prefeitura poderia assumir na solução do problema.

“Com a ajuda dos envolvidos e de outros que virão o problema irá diminuir”, garante. A pasta prepara em breve a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, que deve ser no início de agosto. Um segundo encontro público está marcado para o dia 6 de julho no mesmo local. Autoridades, principalmente a população, estão convidadas a participar da próxima reunião.

Fonte: Mogiana Online

Você viu?

Ir para o topo