EnglishEspañolPortuguês

RETROCESSO

Crimes de maus-tratos contra animais crescem 64% no DF

Entre 2019 e 2021, segundo a Polícia Civil, quase mil ocorrências foram feitas contra maus-tratos animais na capital federal, sobretudo com cães, gatos e cavalos

8 de março de 2022
Felipe Cunha | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Material cedido ao Metrópoles DF

Segundo informações do portal Metrópoles DF, 958 boletins de ocorrências foram feitos para denúncias de maus-tratos a animais. A Polícia Civil registrou as ocorrências entre 2019 e 2021 e os animais que mais sofreram crueldade foram cães, gatos e cavalos.

O número aumenta a cada ano, em 2019, foram registradas 243 ocorrências, em 2020 foram 315 e em 2021 o número chegou a 400, revelando um crescimento de 64,6%.

As regiões com mais ocorrências são: Ceilândia, Samambaia, Brasília, Sobradinho II, Planaltina, Guará, Gama, Sobradinho, Taguatinga e Águas Claras.

Material cedido ao Metrópoles DF

Nove cães em situação totalmente insalubre, famintos e adoecidos foram resgatados de um canil clandestino em São Sebastião (DF) no começo deste ano, sendo que um deles, infelizmente, já estava sem vida. A operação foi conduzida pela 30ª Delegacia de Polícia da região e o canil comercializava os filhotes por 800 reais.

Veja o vídeo do local:

Ainda segundo o Metrópoles DF, Ana Paula Vasconcelos, representante da Comissão de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil, da secção do DF, “a população do DF está mais consciente e não tolera mais a covardia contra os bichos”.

A Lei Sansão nº 1.095/2019 trouxe penas mais severas contra os agressores. A legislação prevê de 2 a 5 anos de reclusão além da perda da guarda do animal.

A população pode apresentar denúncias para a Polícia Civil do DF nas delegacias ou no link.

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) pode ser acionado 24 horas por dia pelo telefone 190.

As câmeras de segurança também contribuem para as denúncias. Neste ano, o atropelamento de uma cachorrinha em um condomínio no Paranoá chocou a população.

O motorista que atropelou o animal fugiu sem prestar socorro e pouco tempo depois, agentes da 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá) prenderam o acusado.

Denuncie caso presencie cenas de maus-tratos animais!

Você viu?

Ir para o topo