EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO

Corujas recebem abrigos protegidos em vários locais de Goiânia (GO)

Casinhas são construídas no local onde aves vivem, com objetivo de protegê-las de outros animais e de atos de vandalismo. Projeto já contempla 25 ninhos espalhados na cidade.

11 de julho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Luciano Magalhães | Comurg

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), instalou mais abrigos para corujas, e amplia para 25 o número de ninhos protegidos. O setor contemplado é o Residencial Aquários II, na Rua Pintado, quadra 8, Região Sudoeste da capital.

A Comurg destaca que tem crescido a procura para instalação de novas unidades em toda cidade. No caso do Residencial Aquários II, um morador já estava cuidando de dois ninhos e colocando água para os animais. Nesta etapa, também são contemplados os setores Alto da Glória, Santa Rita e os residenciais Alphaville, Flamingo e João Paulo.

Os abrigos são construídos na marcenaria da Comurg, com madeiras provenientes das podas de árvores nas vias públicas, e objetivam proteger os pássaros e ninhos do sol e chuva, bem contra atos de vandalismos e maus-tratos as aves.

Foto: Luciano Magalhães | Comurg

O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que essas corujas tiveram a rotina alterada por conta das construções urbanas, e que os abrigos servem, ainda, de proteção contra outros animais.

“As corujas são animais carnívoros, e se alimentam de roedores, insetos e até cobras, o que proporciona equilíbrio à cadeia alimentar, mesmo nos grandes centros urbanos”, ressalta. “Proteger os animais é tarefa de todos os cidadãos”, completa.

A Comurg orienta que as pessoas evitem se aproximar das aves e seus filhotes. No caso de identificar um ‘buraco’ de coruja, a população pode solicitar abrigos pela Central de Atendimento da Comurg nos telefones (62) 3524-8555/ 3524-8500, e pelo WhatsApp (62) 9 8596-8555.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Você viu?

Ir para o topo