EnglishEspañolPortuguês

TOCANTINS

Corpo de Bombeiros resgatam famílias e animais atingidos pelas enchentes

4 de janeiro de 2022
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Defesa Civil | Governo do Tocantins

Famílias e animais afetados pelas enchentes que atingiram o interior do estado do Tocantins, são resgatados pela Defesa Civil e equipes do Corpo de Bombeiros. Transportados em barcos, pessoas, cachorros, gatos e galinhas foram levados para abrigos compartilhados.

A situação mais crítica fica na região do Bico do Papagaio, onde rios e córregos transbordaram e invadiram as comunidades do entorno. Segundo a Defesa Civil, cerca de 35 cidades estão sob alerta para novos temporais.

Foto: Defesa Civil | Governo do Tocantins

Registros feitos durante as operações de resgate mostram cavalos com o corpo todo embaixo da água e outros animais acompanhando os barcos de salvamento no trajeto paralelo, que era seco, na esperança de serem levados para um local mais seguro. Em Esperantina a água chegou na altura da janela de uma casa de barro e o quintal do imóvel se transformou em um rio.

Em São Miguel, no povoado Bela Vista, pessoas foram resgatadas por barcos dos bombeiros que paravam em frente das casas. Em um dos endereços os militares resgataram moradores e algumas galinhas. A cidade fica às margens do rio Tocantins, na divisa com o Maranhão, e tem mais de 90 pessoas desabrigadas.

Foto: Defesa Civil | Governo do Tocantins

Em Sampaio, além das casas alagadas, plantações e pastos também ficaram submersos. Com a água chegando à altura da cintura, moradores caminharam por locais inundados. Em Carrasco Bonito, também no norte do estado, famílias saíram das casas apenas com a roupa do corpo e junto com seus animais domésticos.

Infelizmente, muitos animais morreram e muitos outros foram deixados para trás em situações de risco. A nova dinâmica climática revela as consequências dos incêndios devastadores que atingiram o Pantanal e a floresta amazônica nos últimos anos, além de marcar os efeitos do aquecimento global. A fauna silvestre e animais explorados em fazenda são os que mais sofrem com as enchentes provocadas pelos temporais.

Você viu?

Ir para o topo