Moradores e pequenos agricultores de Joaquim Gomes reclamam dos problemas causados pelo lixão da cidade. De acordo com a denúncia feita pela Associação responsável pela Horta Comunitária Novo Horizonte em Joaquim Gomes aos órgãos ambientais, o chorume do lixão está atingido o lençol freático e contaminando o açude da horta.
Com isso, dezenas de famílias carentes assistidas pelo Projeto Horta Comunitária estão sendo prejudicadas. Devido a poluição do açude, o cultivo de frutas, verduras e criatório de peixes estão sendo atingidos pelo lixo.
Conforme dados dos moradores, os estulhos são despejados em um local, onde logo abaixo fica o açude da Horta Comunitária. Assim, o chorume do lixão desce por um pequeno brejo e a água suja acaba indo em direção ao açude.
Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) chegaram a visitar o local e encontraram no açude até lixo hospitalar. Após o caso, a Secretaria de Saúde e Agricultura alegou que o problema já havia sido resolvido.
Os secretários de Agricultura e Infraestrutura da cidade chegaram a visitar ao local e se mostraram perplexos com a situação. Eles se comprometeram a orientar aos responsáveis pelo despejo do lixo no local que os entulhos fossem retirados e que da próxima vez seja jogado numa área mais distante.
A Prefeitura explicou também que conseguiu junto ao Governo de Alagoas um trator esteira. Ele fará todo recolhimento do lixo próximo ao açude e empurrará o entulho para uma outra área.
Fonte: Alagoas 24horas