EnglishEspañolPortuguês

Comissão aprova proibição do foie gras no Paraná

16 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Pascal Parrot via Getty Images
Pascal Parrot via Getty Images

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou, ontem, o projeto que proíbe em todo o Paraná a produção e o comércio do foie gras (patê de fígado gordo de aves). Com o parecer favorável da comissão, a proposta de autoria do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), deve ir ao plenário na volta do recesso parlamentar no início de agosto.
O foie gras é uma tradicional iguaria da culinária francesa que vem causando polêmica em todo o mundo por causa do seu método de produção — conhecido como “gavage” — considerado um dos mais cruéis da alta gastronomia. No final de junho, a cidade de São Paulo foi a primeira a criar uma Lei proibindo a venda e a proibição da iguaria em território nacional.
Mas ontem, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) conseguiu uma liminar que derrubou a proibição na Capital paulista. A lei foi suspensa até o julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que corre na Justiça. Com isso os estabelecimentos de São Paulo podem continuar vendendo o foie agras, até que uma decisão final.
Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo