EnglishEspañolPortuguês

GRANDE PERDA

Colisão fatal: morte da coruja Flaco, em Nova York, mostra risco de prédios envidraçados para aves

4 de março de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um predador silencioso de pássaros tem se espalhado pelos centros urbanos que buscam um ar de “modernidade”: os prédios com fachadas envidraçadas. Todos os anos milhares de animais, incapazes de enxergar o vidro como uma barreira a ser evitada, morrem em colisões. Só nos Estados Unidos, este número chega a um bilhão.

Na semana passada, um caso envolvendo uma “celebridade local” mobilizou atenção dos novaiorquinos para o problema. Os agentes públicos encontraram o corpo de uma coruja estirado no chão abaixo de um arrannha-céu no Upper West Side. Flaco, com era chamada a ave, voava pelos céus de Nova York há mais de um ano, depois de ter fugido do zoológico central da cidade, em fevereiro de 2023.

Ao longo do ano passado, funcionários do zoológico e curiosos procuraram a coruja entre as árvores, mas sem sucesso. O macho esteva em cativeiro por 12 anos, mas fugiu depois de ter seu recinto vandalizado. A Wildlife Conservation Society divulgou detalhes da autópsia inicial de Flaco que foi realizada. A causa da morte? “Lesão traumática aguda”.

De acordo com resultados de necropsia, o corpo do animal absorveu a maior parte do impacto fatal. O laudo diz ainda que houve “hemorragia substancial sob o esterno e na parte posterior da cavidade corporal ao redor do fígado”.

A ave era da espécie bufo-real da Eurásia, uma das maiores espécies de coruja, com uma envergadura de até 2 metros, de acordo com a Wildlife Conservation Society. A organização estima que cerca de 250 mil aves morrem em colisão semelhante todos os anos na cidade. Um dos motivos é que os pássaros confundem o reflexo no vidro das janelas com árvores e céu.

A jornada de fuga de Flaco foi acompanhada pelos novaiorquinos. Com o tempo, o animal se adaptou aos novos ares e passou a ser avistado pela cidade. No verão de 2023, ele passou a maior parte do tempo abrigado em uma árvore (um olmo-americano) na região do Central Park North Meadow.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo