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AMEAÇA DE CATÁSTROFES

Circulação oceânica está enfraquecendo por causa das mudanças climáticas

Durante décadas, os oceanógrafos mediram a Circulação Meridional do Atlântico, um grande sistema de correntes oceânicas que influenciam muito o clima da Terra. Nos últimos anos, os dados mostram que está a enfraquecer. Mas porque é isso é tão importante?

10 de abril de 2023
Tiarra Dricker
5 min. de leitura
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Imagem de R. Curry, Woods Hole Oceanographic Institution/Science/USGCRP.

“Se este sistema de correntes desacelerar significativamente, isso pode mudar os padrões climáticos nos trópicos, com um efeito prejudicial no rendimento das colheitas”, diz Spencer Jones, professor assistente visitante do Departamento de Oceanografia da Texas A&M University.

A Circulação Meridional do Atlântico, chamada AMOC ainda está tecnicamente dentro da sua faixa normal natural de velocidade(link is external), dizem os especialistas, mas à medida que o aquecimento global continua, o AMOC pode desacelerar perigosamente.

Alguns cientistas dizem que já estamos a ver os efeitos dessa desaceleração nos padrões climáticos anormais recentes. Uma coisa em que a maioria dos cientistas concorda, porém, é a importância do AMOC para o clima.

“Mudanças na força do AMOC provavelmente mudarão os padrões climáticos em regiões como a América Central e a Indonésia”, disse Jones. “Embora a atmosfera compense parte do transporte de calor para o norte pelo AMOC, o Hemisfério Norte acaba ainda por ser um pouco mais quente que o Hemisfério Sul. A maioria dos cientistas concorda que as temperaturas no norte da Europa (particularmente na Noruega) estão mais quentes por causa do transporte adicional de calor do AMOC”.

Como o AMOC está dentro de sua faixa natural no que diz respeito à velocidade das suas correntes, alguns podem pensar que não há nada com que se preocupar. Jones, no entanto, discorda.

“Seja verdade ou não que o AMOC está a desacelerar há muito tempo, a maioria dos cientistas espera que o AMOC desacelere bastante nas próximas décadas”, explicou Jones. “Isto porque, à medida que o clima aquece, o manto de gelo da Gronelândia derreterá e muita água doce entrará nos mares de Labrador, Gronelândia e Irminger. A água doce é mais leve que a salgada, assim a água da superfície nessas áreas ficará mais leve e menos água afundará no oceano profundo”.

Embora não vejamos necessariamente todo o trabalho que o AMOC está a fazer para manter o nosso clima estável, Jones observa que as suas correntes absorvem o excesso de dióxido de carbono e também o excesso de calor.

“Cerca de 40% do dióxido de carbono extra e 90% do calor que os humanos adicionaram ao sistema da Terra pela queima de combustíveis fósseis foram dissolvidos na superfície do oceano”, diz Jones. “Mas a superfície do oceano só pode absorver uma quantidade limitada de dióxido de carbono e calor. O AMOC move essas águas superficiais para o oceano profundo, permitindo que mais dióxido de carbono e calor sejam absorvidos pelo oceano e reduzindo o aumento da temperatura atmosférica. Se o AMOC desacelerar, menos dióxido de carbono e calor serão absorvidos pelo oceano profundo e mais acabarão na atmosfera, fazendo com que as temperaturas sejam mais altas na superfície da Terra”.

Mudanças no clima levarão a efeitos adversos em si. Segundo Jones, os efeitos podem incluir o stress da seca na produção agrícola, o que pode levar à insegurança alimentar em escala global.

“Devido à sua importância para a Zona de Convergência Intertropical, a desaceleração do AMOC levaria a grandes mudanças na precipitação nos trópicos, inclusive na América Central e do Sul, Índia, Sudeste Asiático e partes da África”, acrescentou Jones. “Bilhões de pessoas dependem de colheitas nessas regiões, e mudanças nos padrões de precipitação podem tornar ainda mais difícil para essas pessoas obter comida, levando à fome em massa e à migração em massa”.

Quanto ao motivo da desaceleração do AMOC, o aquecimento global pode ser o culpado, de acordo com Ramalingam Saravanan, professor e chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas.

“Uma das razões pelas quais pode estar a abrandar é o aquecimento global, que pode aumentar a quantidade de chuvas, por exemplo, nas regiões do norte do Atlântico, e isso torna a água mais fresca e leve”, disse Saravanan. “Uma maneira de parar isto é parar o aquecimento global.”

Felizmente, existem muitas estratégias disponíveis para os decisores políticos impedirem que as correntes desacelerem a velocidades perigosamente baixas, disse Jones, como interromper a queima de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.

“Tudo o que fizermos para reduzir o aquecimento global exigirá que façamos mudanças numa ampla gama de fatores, incluindo como lidamos com o transporte público e a eletrificação da infraestrutura de direção que temos”, declara. “Devemos considerar como reduzir a quantidade de voos e substituí-los por comboios elétricos. No setor agrícola, poderíamos começar a deixar de comer tanta carne vermelha. Em particular, comer menos carne bovina é uma das maneiras mais fáceis de reduzir a quantidade de emissões porque o uso da terra causa emissões de gases de efeito estufa. Devemos começar a tentar aquecer e arrefecer as nossas casas sem queimar gás. Podemos começar a usar eletricidade, energia eólica, solar e também reduzir a quantidade de energia que usamos para fazer isso instalando infraestruturas como bombas de calor”.

Jones explica que muitos especialistas acreditam que, se os decisores políticos em todo o mundo fizerem um esforço coletivo para impedir o aquecimento global, a desaceleração do AMOC, bem como outras grandes mudanças no meio ambiente e no clima da Terra, podem ser evitadas.

“A ação individual é importante, mas é mais importante que todos concordem em apoiar programas que nos ajudem a avançar em direção à eletrificação de serviços e mais transporte público, porque realmente muitas pessoas não têm a opção de reduzir significativamente a sua pegada de carbono sem ajuda”, destaca Jones.

Fonte: Esquerda 

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

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