EnglishEspañolPortuguês

Circo Ringling Bros é multado por violar os direitos animais

6 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Por Doris Lin  (About.com)
Tradução de Vanessa Perez (da Redação)

Foto: Reprodução/About.com

A Feld Entertainment, empresa que detém os direitos do circo Ringling Bros, concordou em pagar uma multa de 270 mil dólares, a fim de regularizar a reclamação feita pelo Departamento de Agricultura dos EUA, de que o Ringling Bros tenha violado a Lei do Bem-Estar Animal. Ao concordar com esta solução, o Ringling Bros não admite a injustiça (é claro) e evita um processo público que teria exposto a crueldade que se passa nos bastidores.
A liquidação veio há cerca de um mês depois que o tribunal federal de apelação manteve a decisão do tribunal da comarca de descartar uma ação movida por defensores dos animais, com base em que os defensores não têm legitimidade. Nem o tribunal dirigiu-se ao mérito do caso, ao invés disso focou onde os autores haviam parado.
Em relação à liquidação, o secretário de Agricultura, Tom Vilsack afirmou: “A penalidade civil e outras estipulações do acordo de solução irá promover uma melhor compreensão dos direitos e responsabilidades de todos os expositores em manter e cuidar de animais sob seus cuidados.”
É claro, a posição dos direitos dos animais é que estes não devem estar em circos, não importa o quão ‘bem’ os exploradores aleguem cuidar dos animais. Confinar, trasportar por todo o país e forçá-los a fazer truques é exploração mesmo quando estes cuidados atendem aos padrões da AWA, que são muito baixos.
O USDA publicou o comunicado à imprensa e este pode ser acessado na íntegra aqui (em inglês).

Você viu?

Ir para o topo