EnglishEspañolPortuguês

Cientistas de mais de 80 nações concluem Censo Marinho

29 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elabora um retrato do país por meio do Censo 2010, percorrendo todo o território brasileiro, cerca de 2,7 mil cientistas de mais de 80 nações pesquisaram a diversidade, distribuição e abundância da vida embaixo da água com o Censo Marinho. Os resultados da pesquisa científica serão apresentados entre os dias 4 e 6 de outubro, em Londres.

Desde 2000, foram realizadas mais de 540 expedições em todos os reinos do oceano para saber sobre o passado, presente e futuro da vida marinha, passando desde regiões costeiras até abissais, de tropicais até polares.

Em dos projetos apoiados pelo programa, as equipes de cientistas percorreram a Cordilheira Meso-oceânica do Atlântico, um dos ambientes profundos mais remotos da Terra. Capitaneado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o projeto Mar-Eco Atlântico Sul estudou a cadeia de montanhas submarinas, que se estende por 14 mil quilômetros, desde a Islândia até a Antártica, e se elevam a dois mil metros de altura do oceano no centro do Atlântico.

Os resultados do levantamento global da vida do oceano devem ajudar as nações e as convenções internacionais a nortear estratégias para uma maior proteção da biodiversidade marinha, desde bactérias até baleias.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo