Dezenas de alunos da AES Casa de Cultura e Cidadania Campos Salles e pessoas da comunidade vão ajudar a repovoar o rio Tietê, na data em que o rio completa mais um ano de vida. Hoje a partir das 14h serão soltos 30 mil alevinos.
O pedido para a soltura dos alevinos, que será na Marina da Barra, foi feito pelo prefeito José Carlos de Mello Teixeira e intermediado pelo Capitão Hélio Palmezan, presidente da Ong Mãe Natureza junto a AES Tietê, que opera a hidrelétrica de Barra Bonita.
A iniciativa, que tem como finalidade a preservação da fauna aquática de um dos principais rios do Brasil, é uma das ações de um amplo trabalho de preservação ambiental desenvolvido pela AES Tietê e Vale.
O programa é realizado como forma de compensar os impactos resultantes da construção dos reservatórios, além permitir o fornecimento de subsídios para estudos e pesquisas cujo objetivo é a caracterização das novas condições do sistema aquático que sofreram modificações substanciais em função da construção dos reservatórios.
É aproveitada a época de reprodução para garantir uma eficiência maior e o repovoamento de espécies autóctones de piracema ou endêmicas de cada bacia.
Fonte: JCnet