Segundo a veterinária Márcia Valéria, a ação será feita em domingos alternados ao longo do ano. Em 2010, 369 animais foram adotados por meio das feiras, sendo 314 cães e 55 gatos. Os animais levados para a doação já estão vermifugados e acostumados com alimentação à base de ração.
Além da boa vontade de ter um animal em casa, as pessoas devem ter em mãos o número do RG e ainda o comprovante de residência. Os novos tutores preenchem um formulário, no qual assumem que serão responsáveis pelos animais.
“Eles ainda recebem orientação para manter uma educação saudável e para vaciná-los, além dos outros cuidados para manter os animais saudáveis” conta a veterinária.
Castração
O Centro de Controle de Zoonoses ainda disponibiliza o serviço de castração para impedir que novos animais sejam abandonados nas ruas. “Os tutores só precisam ligar para o Centro, fazendo o agendamento e ter um documento assinado pelo veterinário para que possamos fazer a cirurgia”, explica.
O motorista Adagmor Correa foi um dos que adotaram animais. “Nós tínhamos um cachorro, mas ele morreu. Quando li no jornal que teriam cachorros aqui hoje decidi vir. A intenção era levar um, mas vou levando dois para casa”, diz o motorista. “É muito bom ter pelo menos um porque ele pode vigiar a casa e ainda é um amigo para a família, principalmente para os meus filhos”.
Fonte: Diário do Pará