EnglishEspañolPortuguês

EM SEGURANÇA

Centro de triagem do Ibama em Porto Alegre (RS) é destruído pela enchente; mais de 100 animais silvestres são transferidos

23 de maio de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

A enchente destruiu o centro de triagem do Ibama em Porto Alegre. Mais de 100 animais silvestres tiveram que ser transferidos.

O centro de triagem era o único da região Sul. Gaiolas e recintos estão contaminados. O carro foi coberto pela água. Equipamentos recém-comprados ainda estavam nas caixas e foram perdidos.

Antes da inundação, 118 animais de diferentes espécies estavam sendo tratados para serem devolvidos à natureza. Por causa da enchente, foram resgatados e levados para outros locais que ofereceram ajuda, como clínicas e universidades. Para trás, ficou só um cenário de destruição.

“Não tem condição de voltar para o Cetas aqui. A água chegou a quase 2 m de altura e a estrutura física, hidráulica, elétrica do prédio estão extremamente comprometida. Não tem como voltarmos para cá”, afirma a analista ambiental Fernanda Liborio.

Um gato-do-mato-pequeno melânico, ameaçado de extinção, agora está em uma clínica veterinária e já continua o treinamento para ser solto. Uma outra clínica recebeu um filhote de gato-maracajá, dois papagaios idosos e um filhote de gambá, que encontrou companhia. Quatro macacos-prego foram para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Além deles, a universidade também recebeu um gato-do-mato-pequeno – que foi resgatado da enchente com uma fratura. Ele foi operado e está em recuperação.

Aves resgatadas pelo Ibama e que precisam de abrigo estão em um espaço improvisado no Jardim Botânico de Porto Alegre. O papagaio-verdadeiro, o charão, o trinca-ferro e o bico-de-pimenta tomam sol, recebem comida e atenção enquanto se recuperam.

“Animais silvestres não são animais que deveriam ser mantidos em cativeiro. Essa é a missão principal do Cetas, a soltura, recebimento dos animais debilitados para que a gente consiga reintroduzir eles na natureza da melhor forma possível”, explica a técnica ambiental Vitória Lawall.

Cuidados para que todos possam voltar para a natureza, como o cardeal e os canarinhos que já foram soltos no interior do estado.

O Ibama declarou que pretende construir um centro de triagem de animais silvestres em um local mais seguro.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo