EnglishEspañolPortuguês

Cento e vinte ovos de tartaruga somem de ninho em Boa Viagem (PE)

10 de março de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

Cento e vinte ovos de tartaruga-verde, espécie ameaçada de extinção, foram retirados de um ninho, localizado na praia de Boa Viagem, na altura da rua Bruno Veloso, nas proximidades do Hotel Vila Rica. A eclosão dos ovos estava prevista para o dia 29 de março mas, com o crime ambiental, os animais não nascerão.

De acordo com o ambientalista Adriano Artoni, a falta de iluminação no local favoreceu a ação de vândalos, apesar da área de desova estar sendo monitorada pela Secretaria de de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e pelo Cipoma. Artoni também se queixa da ausência de denúncias por parte da população.

Se for identificado, o responsável poderá pagar uma multa de R$ 600 mil, sendo R$ 5 mil por cada ovo levado. Por representar um crime ambiental, a ação de danificar ou destruir ninho também pune o infrator com pena de seis meses a um ano de detenção.

Atualmente, mais um ninho com, de 118 a 120 ovos de tartaruga verde, aguardam eclosão para o fim de março. A área de desova, localizada em frente ao hotel Internacional Palace, em Boa Viagem, está isolada com grade. O ambientalista acredita que estes animais estão mais seguros, uma vez que a área é mais iluminada e possui uma câmera da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU).

No dia 20 de fevereiro, cerca de 120 novas tartaruguinhas foram ao mar, depois que seus ovos eclodiram em Candeias, Jaboatão dos Guararapes.

Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo