EnglishEspañolPortuguês

Centenas de peixes encontrados mortos no Parque São Lourenço (PR)

18 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Reprodução/ Paraná Online)

Os frequentadores do Parque São Lourenço, em Curitiba, se assustaram na manhã desta quarta-feira (18) com a quantidade de peixes mortos dentro do lago, nos gramados e até na pista de cooper do local. Uma equipe da Prefeitura de Curitiba está recolhendo os peixes, inclusive com o auxílio de um barco, e colocando-os em sacos plásticos.
De acordo com os frequentadores, o problema está acontecendo desde ontem. É possível verificar muitos peixes que ainda estão vivos, com a cabeça para fora d’água tentando respirar melhor. No lago também é fácil constatar uma grande quantidade de peixes ainda em fase de desenvolvimento.
“Desde ontem estava assim e já estavam recolhendo. É a primeira vez que eu estou vendo esta quantidade de peixes mortos. Deve estar relacionado ao esgoto. É muito peixe, falta espaço e ainda continuam jogando esgoto”, comenta Rosali Palkovski, moradora da região há 54 anos.
Muitos frequentadores estavam indignados com a mortandade de peixes e citaram como possível causa a falta de oxigênio na água, decorrente da quantidade de bactérias que vêm com o material orgânico (como esgoto) depositado no local.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de assessoria de imprensa, informou que uma equipe colheu amostras de material no Parque São Lourenço e o caso está sendo investigado.
O superintendente de obras e serviços da secretaria, Sérgio Tocchio, explicou que um cano da rede de esgoto rompeu próximo ao parque com as chuvas do último final de semana. Parte do material escorreu para o lago, que já está com um nível menor de água como parte da preparação para as obras de desassoreamento do lago.
Diante disto, faltou oxigênio para os peixes. “A Sanepar já corrigiu o problema. Os peixes vivos estão sendo retirados e colocados nos lagos de outros parques. Isto já vem sendo feito para as obras de desassoreamento no parque”, esclareceu.
Veja a galeria de fotos da mortandade de peixes aqui .
Fonte: Paraná Online

Você viu?

Ir para o topo