EnglishEspañolPortuguês

Centenas de pássaros ameaçados de extinção são encontrados à venda no Facebook

29 de agosto de 2019
2 min. de leitura
A-
A+
Um novo relatório revela que partes de aves ameaçadas estão à venda no Facebook. O calau-de-capacete é uma delas | Foto: Wikimedia Commons
Um novo relatório revela que partes de aves ameaçadas estão à venda no Facebook. O calau-de-capacete é uma delas | Foto: Wikimedia Commons

Centenas de partes de calau-de-capacete, pássaro ameaçado de extinção, foram encontradas à venda em grupos no Facebook em língua tailandesa, revela um novo relatório, recentemente divulgado.

Uma pesquisa de seis meses conduzida pelo TRAFFIC, a Rede de Monitoramento do Comércio de Animais Selvagens, teria encontrado 40 grupos na rede social onde partes do pássaro e uma série de outras espécies estavam à venda.

O calau de capacete tem uma coloração amarelo, laranja e vermelho em seu bico e é protegido em seus vários países de origem, de acordo com a organização.

A ave atingiu status de criticamente ameaçado de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Depois que a pesquisa do grupo foi concluída em abril, o Facebook proibiu o comércio de animais selvagens de qualquer empresa que não fosse verificada, de acordo com um comunicado de imprensa.

A partir deste mês, 35 dos 40 grupos parecem ter sido removidos, de acordo com o TRAFFIC.

A organização sugere relatar quaisquer postagens que anunciam vendas ilegais de vida silvestre para as autoridades responsáveis pela aplicação da lei, para e TRAFFIC e também para o Facebook.

O relatório da TRAFFIC foi divulgado como parte da 18ª Conferência trienal da CITES Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna Selvagem em Perigo de Extinção, que ocorre atualmente em Genebra, na Suíça (17 a 28 de agosto).

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo