EnglishEspañolPortuguês

CHACINA

Centenas de baleias são mortas anualmente por caçadores na Noruega

Baleias são essenciais para o meio ambiente, mas sofrem com a caça

5 de dezembro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
575 baleias de minke morreram somente este ano | Foto: Ilustração/Pixabay

Na Noruega, 575 baleias-de-minke foram mortas este ano por baleeiros. Esse é o maior número em cinco anos, que somado ao massacre de golfinhos de Grindadráp no ano passado, mostra como os humanos dizimaram populações de cetáceos ao redor da Escandinávia. De acordo com o One Green Planet, cerca de 20% das baleias sofrem de 6 a 25 minutos depois de serem golpeadas.

As baleias são seres inteligentes e sociais, e as que sobrevivem à caça choram pelos seus entes que perderam. De acordo com cientistas, o meio ambiente é uma outra razão importante pela qual as populações de baleias devem ser protegidas. Um estudo recente de biologia marinha mostrou que as baleias, principalmente as grandes, têm papel essencial na captura de carbono da atmosfera.

Foto: Ilustração/Pixabay

Segundo o estudo, cada grande baleia consegue em média, sequestrar 33 toneladas de CO2, o que é surpreendente se compararmos com as árvores que acumulam menos de 22 quilos de CO2 por ano.

Outro fator importante é o movimento horizontal e vertical que as baleias realizam no oceano, e que agita os nutrientes necessários para os fito plânctons sobreviverem. Os fito plânctons também desempenham papel importante na absorção de carbono.

Uma petição foi criada para o governo norueguês colocar fim na indústria baleeira. Salvar esses animais é também salvar o meio ambiente. Você pode assinar a petição aqui.

Você viu?

Ir para o topo