EnglishEspañolPortuguês

Cavalo é resgatado após sofrer maus-tratos no Piauí

23 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um cavalo foi abandonado na noite da última quarta-feira (20) no Planalto Ininga, zona Leste de Teresina (PI), após sofrer maus-tratos. Debilitado e sem poder andar devido a um profundo ferimento em uma das patas, o animal estava há três dias sobrevivendo da ajuda de moradores, que levavam alimento e água.

Foto: Portal do dia
Foto: Portal do dia

Os moradores acreditam que o cavalo sofreu maus-tratos de seu antigo tutor ou foi machucado por pessoas da própria região. “É um absurdo bater em um animal como esse, que não faz mal a ninguém. Você vê que ele é dócil, quer apenas uma ajuda e ser bem tratado”, criticou Francisco Alves, conhecido como Dinho, nome usado para batizar o cavalo por ter sido a pessoa que buscou ajuda para salvá-lo.

A vereadora Teresa Britto acompanhou o resgate e lamentou essa prática, cada vez mais comum, na qual diversas pessoas usam animais por muito tempo e os abandonam quando entendem que eles não têm mais serventia. “É triste ver que as pessoas fazem isso com os animais. Estamos buscando a cada dia uma maior conscientização das pessoas, estamos conseguindo, mas ainda falta muito. O importante é que vamos conseguir salvar esse cavalo”, afirmou a parlamentar, que se deslocou até a Zoonoses para acompanhar o tratamento do animal.

Foto: Portal do dia
Foto: Portal do dia

Na última quarta-feira, Teresa Britto foi procurada por moradores do bairro Mafuá para buscar apoio da Prefeitura na disponibilização de abrigos para cerca de 50 gatos que vivem na Praça do Mafuá, ao lado do viaduto. A parlamentar exige do Executivo a execução da Lei que cria a Feira de Adoção de Animais, que determina a criação de abrigos e a castração e vacinação de animais abandonados.

Foto: Portal do dia
Foto: Portal do dia

Centro de Zoonoses

Ao chegar no Centro de Zoonoses, a vereadora Teresa Britto constatou o verdadeiro abandono do local onde são instalados os animais que são recolhidos nas ruas e ficam em tratamento ou à disposição para adoção. Segundo ela, a água e alimento são colocados em locais abertos e os abrigos estão com a estrutura precária. “É necessária uma intervenção urgente da Prefeitura de Teresina no Centro de Zoonoses. Os animais estão sofrendo aqui com a péssima estrutura. Vamos solicitar mudanças no local”, garantiu.

Fonte: Portal O Dia

Você viu?

Ir para o topo