EnglishEspañolPortuguês

Castramóvel está perto de virar realidade para animais de Salvador (BA)

24 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Vereadora inspeciona veículos que serão adaptados - Foto: Divulgação
Vereadora inspeciona veículos que serão adaptados – Foto: Divulgação

A indicação para que a Prefeitura de Salvador implante com urgência uma unidade móvel de esterilização de animais, conhecido como Castramóvel, foi o primeiro projeto de lei apresentado na atual legislatura da Câmara Municipal de Salvador. O PIN-1/2013 é de autoria da vereadora do PV, Ana Rita Tavares, eleita com mais de 10 mil votos e a bandeira de proteção dos animais.

O projeto, apresentado no dia 4 de fevereiro e aprovado na sessão 49 do dia 18 de junho está próximo de se tornar realidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, dentro de dois meses o primeiro ônibus estará nas ruas para iniciar a castração dos animais que se proliferam indiscriminadamente nas ruas da capital. O prefeito ACM Neto, em encontro realizado em maio, com a vereadora e os protetores da cidade, garantiu que o equipamento vai estar funcionando ainda esse ano.

“É uma medida urgente e muito sonhada há anos por nós, verdadeiros protetores de animais, que vivemos na pele o dia-a-dia dos bichos que sofrem nas ruas”, diz a vereadora e advogada Ana Rita, que não deixou o ativismo de lado mesmo após ter chegado à Câmara Municipal.

“Hoje temos mais de cem mil animais, entre cães e gatos, vagando pelas ruas de Salvador e sofrendo todo o tipo de maus-tratos, sendo espancados, passando fome e sofrendo”. Segundo a vereadora, o objetivo do Castramóvel é ajudar a diminuir a população dos animais errantes e, consequentemente, possibilitar mais condições para que o poder público e os protetores independentes diminuam os casos de violência. “E não podemos nos resumir a um castramóvel. Precisamos de mais para que tenhamos uma redução na população desses animais”, completa.

Além do projeto de indicação para a implantação do Castramóvel, Ana Rita Tavares também é autora do projeto que pede ao poder executivo um hospital público veterinário. “Já temos um hospital que atende gratuitamente aos animais das pessoas de baixo poder aquisitivo em São Paulo, graças a uma parceria público-privada. Porto Alegre também está bem perto de construir sua unidade. É plenamente viável e já tivemos muitas conversas com o prefeito ACM Neto, que se mostra empenhado em viabilizar esse outro projeto nosso”, diz a vereadora.

Você viu?

Ir para o topo