Nesta quarta feira (06) uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou o resgate de uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) macho, pesando 36 quilos no centro do município de Santa Maria de Jetibá, região Centro Serrana do Estado.
O animal atraiu a atenção dos populares que passavam pelo local e assustado, se afugentou em uma canaleta de escoamento de águas pluviais e acabou ficando preso na tubulação.
A ocorrência inicialmente foi registrada pelos bombeiros voluntários da cidade, mas, devido à situação de risco que o animal se encontrava, a equipe da Polícia Ambiental foi acionada para efetuar o recolhimento do exemplar da Fauna Silvestre Brasileira. Durante o difícil resgate, os policiais utilizaram os equipamentos de convenção e manejo de fauna apropriado que possibilitou o resultado com sucesso, minimizando o stress do mamífero que posteriormente passou por uma avaliação da bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcela Takiguti Rebouças, a qual opinou pela soltura do animal em seu habitat natural em virtude de seu alto grau de asselvajamento e perfeitas condições físicas.
O local mais apropriado para a soltura no município de Santa Maria de Jetibá foi ao Horto Municipal, pois existe garantia que suas matas serão preservadas e existe lagos próximo ao local.
Os habitats da capivara são variados, mas elas têm certas preferências em relação aos espaços onde vivem. Elas dependem da proximidade com o lagos, rios, áreas pantanosas ou manguezais. Também precisam de terra firme para dormir, preferencialmente com vegetação densa que sirva de abrigo.
Fonte: Folha Acadêmica