EnglishEspañolPortuguês

HOMENAGEM

Cão Shurastey e tutor serão eternizados com mural e parque para cães

26 de maio de 2022
Redação ANDA
7 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagram | @shurastey_

A morte do querido golden retriever Shurastey (@shurastey_) e o seu tutor, o influencer Jesse Koz, está comovendo pessoas em todo mundo. A dupla é um verdadeiro símbolo de companheirismo, amizade e amor. Agora, eles serão homenageados com um mural e com a criação de um parque exclusivo para cães em Balneário Camboriú (SC), cidade onde moravam. A iniciativa é do prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), que anunciou na última quarta (25), em uma rede social, que eles serão eternizados em pinturas na praça do elevado na av. do Estado e que um novo ‘Dog Park’ levará o nome de Shurastey.

Os amigos estavam em uma aventura da América do Sul até a América do Norte desde 2017. O objetivo final era chegar ao Alasca. Os dois morreram após um acidente de trânsito na estrada US 199, conhecida como Redwood Highway, a cerca de 1,6 quilômetros da cidade de Selma, no estado americano do Oregon, próximo à fronteira do Canadá.

Foto: Reprodução | Instagram | @shurastey_

Preocupação

Em 2020, durante uma entrevista, Jesse comentou que temia pela segurança da viagem até o Alasca e investiu na reforma do Fusca 1978 que dirigia no momento do acidente. “Considerava retornar por não estar viajando com um carro totalmente seguro. Agora, com a reforma e o Dodongo ficando mais confortável e oferecendo mais segurança, talvez eu ganhe um ânimo para viajar mais um pouco, antes de voltar para escrever um livro, descansar e planejar a próxima aventura”, disse na época. Ele também adaptou o veículo, incluindo um chuveiro e um reservatório de água.

Adeus, Shurastey

O golden retriever Shurastey e o seu tutor, Jesse Koz, morreram em um acidente de trânsito próximo da cidade de Portland, nos Estados Unidos. A dupla de influenciadores ficou mundialmente famosa após partir de Santa Catarina em maio de 2017 tendo como destino a Argentina a bordo de um fusca, apelidado de Dodongo.

Eles chegaram em Ushuaia em junho do mesmo ano e ficaram 20 dias na cidade até Koz decidir que ele e o cãozinho deveriam tentar chegar, juntos, até o Alasca. Os dois retornaram para o Brasil, onde já estavam muito famosos, e organizaram a nova viagem até o extremo do planeta.

Foto: Reprodução | Instagram | @shurastey_

Toda a rotina dos amigos eram compartilhadas nas redes sociais. O cão entrou na vida de Koz em 2016 e eles desenvolveram um laço profundo de companheirismo. O nome do cachorro é uma alusão à música “Should I Stay or Should I Go?”, da banda The Clash.

O golden retriver sempre adorou aventuras ao ar livre, acompanhando o tutor em trilhas, passeios na praia, banhos de cachoeira e acampamentos. O tutor sempre dizia em entrevistas o quanto a presença do animal era fundamental em sua vida, principalmente durante a viagem. “Ele é muito companheiro. Onde vou, ele também vai. Quando acordo, está me esperando e está sempre ao meu lado”, disse.

O acidente

De acordo com informações da imprensa local, o fusca de Jesse teria tentado desviar de um engarrafamento na estrada US 199, conhecida como Redwood Highway a cerca de 1,6 quilômetros da cidade de Selma, no estado americano do Oregon, quando perdeu o controle do veículo e foi para a pista lateral, batendo em um Ford Escape que vinha na direção contrária. Segundo a polícia, a motorista do Escape ficou ferida e foi encaminhado ao hospital. Jesse e Shurastey morreram no local. Agora, a família dos dois tenta trazê-los para o Brasil para enterrá-los.

Foto: Reprodução | Instagram | @shurastey_

Amizade duradoura

Jesse sempre usou as redes sociais para dizer o quanto a amizade com o cãozinho era preciosa. “Meu melhor amigo, meu parceiro e minha melhor companhia.. sem você eu seria um ser solitário demais pra viver nessa terra, sorte a minha poder ver o amor dentro dos seus olhos quando você me olha de volta!”, escreveu o influenciador na legenda de uma das postagens.

    Você viu?

    Ir para o topo