EnglishEspañolPortuguês

SUPERAÇÃO

Cão que foi abandonado por tutor é adotado por delegacia de Campo Grande (MS) e vira a estrela do local

Vítima de maus-tratos, ele virou mascote da Decat onde leva rotina agitada com palestras escolares e passeios

7 de setembro de 2022
4 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Sansão foi resgatado e adotado pela Decat em 2020. Foto: Henrique Kawaminami

Em meio a investigadores e escrivães, Sansão é a grande estrela da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). Há dois anos, o cachorro ganhou o coração dos policiais civis que o adotaram após ele ser resgatado em situação de maus-tratos.

Apesar do tamanho imponente e dos 35 quilos, ele é um grande bebê que não dispensa carinho ou petiscos. Quem o vê saudável e levando uma vida melhor não imagina que a história dele começou de forma diferente.

Através de denúncias, a Decat chegou até Sansão em outubro de 2020. No Bairro Jardim São Conrado, em Campo Grande (MS), o cachorro foi encontrado em local insalubre e sem acesso a água ou comida. O investigador Rodrigo Roque comenta que a família responsável por Sansão o abandonou na casa.

Em frente à delegacia, Sansão e o investigador Rodrigo Roque. Foto: Henrique Kawaminami

Essa denúncia apontava que havia um cachorro dentro desse imóvel que ficava abandonado sem água e sem nada. Ele estava comendo rato. […] A família morava lá, mas houve uma diligência onde a mulher foi embora e o marido foi atrás. Ele largou o cachorro”, explica o investigador.

Após o resgate, o cachorro passou por uma série de exames que apontaram que o mesmo apresentava desnutrição, queda de pelo intensa, verminoses, além de estar com pulgas e carrapatos.

A partir do momento do resgate, Sansão ficou sob os cuidados da delegacia que recebeu o direito de seguir com adoção. Conforme o investigador, o dono prestou depoimento e tentou obter a guarda no animal. “Foi feito inquérito, ele (o autor) tentou reaver e não conseguiu. Nisso o juiz deu autorização e trouxemos ele para ser o mascote da Decat”, afirma.

Mascote realiza passeios diários na região onde está situada a delegacia. Foto: Henrique Kawaminami

Rotina agitada – A delegacia é o lar onde o mascote transita livremente, sendo que a única exceção é a recepção. Com direito a banho semanal e passeios no final do dia, Sansão leva uma vida sossegada e digna de rei. Porém, como todos ali, ele também tem compromissos e uma agenda a seguir.

No mês passado, a delegacia em parceria com a Anhanguera iniciou o projeto educacional executado nas escolas da rede estadual da cidade. Nomeado como ‘Decat em Ação- Conscientização e prevenção aos maus-tratos contra os animais’, a iniciativa instrui e conscientiza os jovens sobre os cuidados corretos com os bichos.

Outro tema abordado é a importância de não só reconhecer, mas denunciar casos onde animais sejam vítimas desse tipo de crime. Durante tais eventos, Sansão acompanha os policiais e interage com os alunos.

Durante as palestras, alunos interagem com Sansão. Foto: Arquivo pessoal

O delegado titular da Decat, Maércio Alves Barbosa, destaca que o trabalho é importante para mostrar aos adolescentes a importância em cuidar e observar as necessidades de cada animal.

“É para que eles propaguem esse conceito e tratem os animais independente da raça com zelo e observando suas necessidades. A gente entende que isso faz com que a sociedade melhore. O respeito aos animais provoca um crescimento nas relações humanas”, ressalta.

Exemplo de como uma denúncia pode transformar de forma positiva a vida de um animal, o mascote também é a prova viva de que o cuidado certo faz toda a diferença. Hoje Sansão, que já é papai, segue no posto de ser o mais queridinho da delegacia.

Além de gostar de crianças, ele se dá bem com adultos e mostrou ser bastante curioso quando o assunto é ter uma câmera focada nele. Veja no final da matéria os registros do mascote brincalhão ao lado dos colegas de trabalho.

Confira a galeria de imagens:

 

Você viu?

Ir para o topo