Durante o mês de outubro, o Departamento de Polícia de Investigações do Chile (PDI) lançou uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a responsabilidade do tutor responsável, com destaque para as crianças e seus pais.
A iniciativa vem após o anúncio do aumento de crimes principalmente contra cães e gatos, feito pela instituição através da Brigada de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Bidema), uma unidade que trabalha contra o abuso animal.
A preocupação surge na sequência dos casos que a Brigada precisou atender, já que durante todo o ano 2012 foram registrados seis casos de abuso animal e neste ano a mesma quantidade foi registrada de janeiro até agora, disse o PDI.
O PDI destacaram que os animais “não são brinquedos”, mas sim “um amigo que deveria se cuidar e garantir o seu bem-estar”.
A recomendação que é feita para a população em casos de abuso de animais, é que deve sejam feitas queixas relevantes, com fotografias, endereços, pontos de referência, ou qualquer outro material que se possa levar à investigação policial.
Fonte: Cooperativa