As câmeras de segurança de uma clínica veterinária flagraram uma mulher abandonando um cãozinho dentro de uma caixa na porta de uma clínica veterinária do Jd Los Angeles, região sul de Campo Grande. O flagrante foi registrado no domingo (3).
No momento em que deixou o animal no local, só havia um plantonista no estabelecimento. Quando os outros funcionários chegaram, encontraram o cachorro dentro da caixa. Segundo um funcionário, o cachorro está infestado de carrapatos, anêmico e hipotérmico. Ele receberá os cuidados necessários e se reagir bem poderá ser adotado no futuro.
Ainda conforme o funcionário da clínica, não é a primeira vez que isso acontece. Rotineiramente pessoas abandonam cães e gatos em clínicas veterinárias.
De acordo com informações do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é possível fazer a entrega de animais adultos e filhotes de cães e gatos em situação de rua e saudáveis ao CCZ para adoção Realizada pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses – CCZ / SESAU.
Levar o animal ou a ninhada ao CCZ: para o recebimento, o órgão levará em consideração a capacidade de alojamento disponível em seus canis e gatis; lembrando que tal capacidade está limitada à manutenção de bem-estar dos animais. Documentos necessários para obtenção dos serviços: identidade, CPF.
Mais informações no link.
Abandonar animais é crime de acordo com a Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção em até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.
Fonte: MidiaMax