Dois cachorros extremamente desnutridos foram resgatados em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, na última quarta-feira (26). A Polícia Militar Ambiental (PMA) multou o tutor dos animais em R$ 1,2 mil. Ele responderá a processo criminal.
Os cães não tinham abrigo para se proteger das condições climáticas e estavam sem alimentação. O recipiente de água dos animais estava bastante sujo e com larvas ao fundo. As informações são do portal G1.
Uma entidade de proteção animal está atuando no caso junto da polícia e tem procurado um lar temporário que possa receber os cães até que eles fiquem saudáveis e possam ser adotados.
A Polícia Militar Ambiental orienta a população a cuidar dos animais de forma adequada, sob pena de responder legalmente em caso de maus-tratos. É necessário evitar a procriação descontrolada – sendo a castração o método indicado para isso –, e oferecer água, alimentação, abrigo e cuidados veterinários.
Os agentes recomendam que as pessoas não adotem animais quando não tiverem condições para cuidar deles e ressalta que abandoná-los é crime.