EnglishEspañolPortuguês

SUSTENTABILIDADE

Cactos Nopal: conheça essa alternativa ao couro animal

13 de fevereiro de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

No estado de Zacatecas, México, a sustentabilidade encontra seu lar entre cactos. Em uma fazenda local, é cultivada a matéria-prima para o Desserto®, material orgânico e ecológico feito de cacto Nopal, desenvolvida como uma alternativa ao couro animal.

A indústria do couro está relacionada de forma direta ao desmatamento, pois, além de trazer outros impactos ambientais durante seu processo produtivo, emite altos níveis de gases de efeito estufa. Os materiais desenvolvidos à base de petróleo são considerados alternativas, mas ainda são altamente poluentes. É imprescindível que a indústria da moda fomente outras possibilidades que de fato sejam ambientalmente mais responsáveis e sirvam para a produção de calçados, bolsas e outros produtos que exijam maior durabilidade.

Embora o couro animal seja muito resistente e impermeável, a Desserto possui características competitivas. Graças à forte ligação molecular que o cacto desempenha, oferece alta resistência à abrasão, fricção, rasgo e tração – portanto, grande durabilidade.

Lançada em 2019 pelos mexicanos Adrián López Velarde e Marte Cázarez após dois anos de pesquisa, a matéria-prima já foi utilizada por marcas como Givenchy (embalagem de um batom), Karl Lagerfeld (bolsas), Off-White (roupas), Mercedes Benz (interior do veículo Vision EQXX) e TAG Heuer (pulseiras de relógios).

A seleção cuidadosa e o corte estratégico das folhas maduras do cacto são a essência desse processo. Este método respeitoso permite uma nova colheita a cada seis a oito meses, sem prejudicar a integridade da planta.

A singularidade da plantação de cactos permeia todo o ciclo de vida. Ao contrário de algumas culturas como o milho, que demandam replantio anual, os cactos são perenes, garantindo uma plantação duradoura de até oito anos. Essa espécie tem um metabolismo eficiente, protege a água, absorve CO₂ à noite e utiliza apenas 200 litros de água para produzir um quilo de matéria seca. A preocupação ambiental é tecida na essência da fazenda.

Sem cortar árvores e integrando-se harmoniosamente à biodiversidade local, as plantações de cactos são orgânicas e benéficas à fauna e à flora silvestres. Técnicas naturais estimulam a microflora e a microfauna do solo, enquanto a fauna selvagem encontra um habitat propício.

Totalmente orgânica, livre de herbicidas e pesticidas, a fazenda no coração de Zacatecas não é apenas um local de produção, é um testemunho de como a inovação e a sustentabilidade podem florescer juntas, transformando o cultivo de cactos em uma narrativa de respeito à natureza e compromisso com o futuro.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo