EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Cachorro é arrastado por moto pelo próprio tutor em Santana do Paraíso (MG); ele teve ferimentos leves

11 de julho de 2023
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um tutor, de 48 anos, arrastando por alguns metros o próprio cachorro, nesse sábado (8), no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso.

Nas imagens é possível ver o animal sendo arrastado por alguns metros pelo tutor, que amarrou a coleira do cão na moto. Pessoas que passavam pelo local, registraram a situação, que causou indignação.

No vídeo ainda mostra o momento em que as pessoas informaram ao tutor que estavam gravando e que o registrou seria publicado. Uma das mulheres que testemunhou a cena, disse que chegou a pedir para que o tutor tomasse mais cuidado com o animal mas, mesmo assim, com o cachorro amarrado, ele começou a reclamar e a xingar.

Em seguida, o tutor solta a coleira, pega o cachorro no colo que já estava sangrando por causa do atrito com o asfalto da rua e sobe na moto.

Repercussão

Logo após a divulgação do vídeo, a Polícia Militar fez buscas e conseguiu localizar o tutor. Assim que chegaram na casa, encontraram o cachorro de nome “Mike”, de 11 anos e oito dias na garagem. O boletim de ocorrência foi registrado neste domingo (9).

Segundo a PM, o tutor segurou o animal pelas costas, onde foi possível ver escoriações nos testículos, patas e o cachorro ainda estava com dificuldades de andar.

Versão do tutor

No boletim de ocorrência consta que o tutor do animal disse que saiu de casa na manhã de sábado (8), para levar o cachorro até uma pet shop, que foi de coleira e guia, correndo ao lado da moto voltando na parte da tarde para buscá-lo. Na avenida Carlos Edmundo Landaeta, foi abordado por um motorista que vendo a cena do animal na coleira sendo arrastado no asfalto, começou a xingá-lo.

Ainda de acordo com o relato do tutor, ele parou a moto e olhou para o motorista, momento em que o animal sentou na via e em seguida, várias pessoas começaram a aproximar, xingá-lo e fazer vídeos. De acordo com PM, o homem levou o cachorro para casa e tratou as feridas dele.

Na manhã deste domingo (9), o tutor levou o animal em um hospital veterinário, onde foi atendido, medicado e liberado. No boletim de ocorrência informa ainda, que a médica que atendeu o cachorro, emitiu um laudo descrevendo a situação em que cão foi apresentado a ela.

Crime

De acordo com a Polícia Militar, o cachorro foi levado para um lar temporário e o tutor recebeu uma multa de mais de R$ 2 mil, baseado no artigo 112, anexo V, código 527 – II : abusar, maltratar, ferir, mutilar ou deixar de socorrer o animal que esteja sob guarda ou a que tenha causado lesões.

Embora não haja nenhuma proibição definida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), colocar um cão sobre uma moto é perigoso e pode trazer graves consequências aos cães – física e mentalmente.

O artigo 252 do CTB proíbe o transporte de pets à esquerda do motorista ou entre seus braços ou pernas. A infração é média, com quatro pontos na habilitação e multa.

Já o artigo 235 diz que o transporte de animais também não pode ser feito na parte externa do veículo, como no capô, caçamba, para-choques e portas, por exemplo. A infração é grave e o condutor autuado recebe cinco pontos na habilitação, além de multa e medida administrativa – retenção do veículo para transbordo.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo