Militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) apreenderam neste domingo (25), numa vila do bairro da Levada, cerca de cem pássaros que seriam comercializados na feira livre do bairro. Da sede do BPA, no Clima Bom, os pássaros serão levados para o Ibama, onde passarão por triagem.
Segundo o tenente Anderson Barros, todos os dias militares do batalhão fazem trabalho no bairro da Levada e sempre voltam com pássaros que estão acomodados em pequenas gaiolas e que seriam comercializados. “Pegamos esses numa rua paralela à feira livre. Vimos uma mulher no local que já foi presa outras quatro vezes somente este ano praticando esse tipo de crime”, explicou o militar.
O cativeiro funcionava de forma improvisada e lá foram encontrados galo-de-campina, papa-capim, sanhaço, maracanã-nobre, sibite, sabiá, dentre outros. Em apenas uma gaiola pequena estavam vinte e cinco pássaros.
O BPA informa que quem quiser denunciar a comercialização de pássaros e para solicitar resgate de animais deve ligar para o 3315-4325/8833-5879. Ninguém foi detido na Levada, mas quem for pego pode responder por dois crimes: maus-tratos de animais e por ter cativeiro de animais silvestres.
Fonte: Gazeta Web