EnglishEspañolPortuguês

Beija-flor raro é registrado na Colômbia

8 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um único lugar no mundo, a Colômbia, tem este beija-flor, cientificamente chamado de Campylopterus phainopeplus, mas popularmemte conhecido como colibri-asa-de-sabre-de-Santa-Marta. Ele pertence à família Trochilidae, mas está seriamente ameaçado de extinção pela perda de seu habitat.

foto do beija-flor raro em mãos humanas
Imagem: Reprodução/EPTV

Por isso mesmo a primeira foto desta ave, capturada ao lado da Torre de Observação El Cóndor, na Reserva El Dorado, é uma importante confirmação de que a espécie ainda existe na natureza. Isso não acontecia desde 1946 (ou seja, há 64 anos).

Quem encontrou (e fotografou) o colibri foi a pesquisadora Laura Cárdenas, que trabalha num projeto de monitoramento de aves migratórias denominado “Cruzando el Caribe: identificación de sitios de parada críticos para aves migratórias Neotropicales en el Norte de Colombia”.

Este colibri é de distribuição bem restrita. Só é encontrado do lado Sul e Noroeste da Serra Nevada da Santa Marta (daí o seu nome). Antes, a espécie só havia sido observada, mas sem a confirmação de fotos ou gravação. Na época de seca, de fevereiro a maio, esta ave escolhe lugares entre 1.200 e 1.800 metros para ficar. Já de junho a setembro, sobe a 4.800 metros e fica ainda mais difícil de avistá-la.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo