No final de setembro, um morador atento entrou em contato com a Seal Rescue Ireland ao avistar um filhote de foca solitário na praia de Ennereilly, durante uma tempestade. Conscientes de que o filhote não teria condições de sobreviver sozinho por muito tempo, os socorristas optaram por acolhê-lo após observar sua situação e aguardar a possível volta da mãe.
Kathy Baker Walsh, gerente de marketing e mídia da Seal Rescue Ireland, relatou que o filhote, posteriormente nomeado Lago Caragh, apresentava inchaço nos olhos e estava extremamente fraco. A suspeita era de que ele havia sido separado da mãe durante a tempestade Agnes, resultando em um enfraquecimento significativo. Os filhotes dessa idade não possuem as habilidades necessárias para nadar, e seu pelo lanugo é pesado, sem músculos desenvolvidos para longas distâncias na água.
Logo após ser acolhida, a Seal Rescue Ireland compartilhou imagens de Caragh, destacando suas cores chamativas, azul e verde brilhante, que podem ter surpreendido muitos espectadores. Essas cores não eram naturais; a organização utiliza uma solução desinfetante e anti-séptica chamada clorexidina, combinada com mel manuka e antibióticos quando necessário, para tratar cortes, escoriações e feridas nos animais sob seus cuidados. A ferida umbilical de Caragh foi tratada para prevenir infecções, resultando na aparência verde devido à movimentação frequente dos filhotes.
Apesar das adversidades, Caragh se recupera bem sob os cuidados da equipe de resgate. Inicialmente quieta e calma ao chegar, a foca demonstra agora um espírito de luta, tornando-se mais barulhenta e assertiva, características positivas de recuperação, segundo Walsh.
Caragh, com sua coloração temporária, está prestes a ser totalmente curada e ansiosa para retornar ao oceano, seu habitat.